Em 37 anos, ACATE se consolida como referência no Brasil e amplia conexões internacionais para negócios
A ACATE comemora neste mês de abril seus 37 anos de atividades promovendo o desenvolvimento de negócios junto a mais de 1.600 empresas associadas e ao ecossistema catarinense de inovação. Durante todos esses anos, a ACATE se tornou uma entidade cada vez mais estadual ao potencializar a tecnologia e estar presente em todas as regiões de Santa Catarina para impulsionar o crescimento do setor e a inovação em diversos segmentos de mercado.
A excelência é um dos valores da ACATE, que direciona e orienta todas as atividades e entregas voltadas ao ecossistema de inovação e ao setor de tecnologia. O reconhecimento das ações da Associação tornam-se visíveis através de conquistas, como ser o melhor hub de inovação do Brasil pelo Startup Awards e ter o MIDITEC como uma das cinco melhores incubadoras do mundo, pelo UBI Global. Ambos os títulos foram conquistados três vezes pela entidade nos últimos cinco anos.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, destaca que a entidade em seus 37 anos possui voz ativa e representativa pelo setor de tecnologia para o posicionamento de Santa Catarina como um ecossistema forte e competitivo que atrai investimentos e gera talentos. “A nossa Associação é um exemplo inspirador de dedicação, comprometimento e visão de futuro, e eu tenho certeza de que continuará sendo uma força impulsionadora do setor de tecnologia por muitos e muitos anos”.
Ecossistema de excelência
Mas o reconhecimento da ACATE como uma referência no país também está presente no crescimento do setor de tecnologia, nos negócios, parcerias e demais resultados do associativismo. Santa Catarina possui hoje mais de 22 mil empresas de tecnologia, as quais somam quase 20 mil empreendedores e cerca de 76 mil postos de trabalho, de acordo com dados do Tech Report 2022. O setor estadual é o terceiro maior do país no número de colaboradores e teve o quarto maior crescimento do Brasil no número de empresas entre 2020 e 2021.
Entre as empresas, estão associadas ACATE que movimentaram o mercado no início deste ano com negociações relevantes para o ecossistema. No final de fevereiro, a startup Pulses, de Itajaí (SC), foi adquirida pela Gupy um ano e meio após receber o investimento de R$ 3 milhões pelo fundo da gestora Invisto em parceria com a ACATE, iniciativa pioneira no Sul do Brasil para negócios de tecnologia B2B.
No dia primeiro de março, outra aquisição foi anunciada: a compra da Prevision pela também associada ACATE, Softplan. A empresa catarinense Softplan é considerada uma das maiores empresas de tecnologia da informação do Brasil, com 32 anos de mercado. Atualmente, a Softplan expande seus negócios com aquisições de startups de software para diferentes segmentos, como o da construção civil, área em que a Prevision atua.
A Prevision é um dos negócios que se formou junto à ACATE e ao ecossistema de inovação catarinense. Incubada pelo MIDITEC, a startup teve seu início dentro do CIA Primavera, em Florianópolis, foi apoiada pelo Sebrae em um dos principais projetos de capacitação empreendedora do estado, o Startup SC, e recebeu investimento através da Rede de Investidores Anjo, parceria da ACATE com a Anjos do Brasil.
“Estar no ecossistema transformou a jornada da Prevision. Desde o começo tivemos conexão com o Sienge, solução que compõe o Grupo Softplan, e a admiração foi crescendo nos últimos anos. Tivemos muita sinergia desde o nosso primeiro pitch na ACATE e esta conexão veio a se tornar um case de sucesso do ecossistema. Isso aconteceu por estarmos conectados, com as melhores pessoas e as melhores visões em um ecossistema tão produtivo, saudável e de impacto”, destaca Paula Lunardelli, CEO da Prevision e atual vice-presidente de Ecossistema da ACATE.
Conexões para impulsionar a tecnologia
No ano em que completa 37 anos, a ACATE também assumiu um importante papel na promoção da inovação junto ao setor público estadual. Por meio da plataforma de inovação LinkLab, a ACATE firmou parcerias com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) com objetivo de acelerar a transformação digital e a melhoria de processos dentro dos órgãos. A Associação também fez parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para aproximar a academia ao mercado por meio do empreendedorismo e da inovação.
A articulação da ACATE junto aos atores públicos estaduais também abriram novas representações para o ecossistema catarinense, como a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo do Estado de Santa Catarina. Iniciativa que surgiu em resposta a diversas demandas expostas pelo setor, através da ACATE, em carta enviada e apresentada aos candidatos em reuniões durante as eleições estaduais de 2022. A Associação também elaborou demandas aos concorrentes ao pleito do Governo Federal junto a entidades representativas do setor no âmbito nacional.
Como polo de maior crescimento no número de empresas do Sul do Brasil, a ACATE estrutura aproximação junto à regional paranaense da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro/PR) com o objetivo de ampliar negócios e fortalecer o ecossistema do Sul do país. A parceria entre as entidades representa a soma de forças entre o Paraná, que é quarto maior polo do país em empresas de tecnologia com diversos unicórnios, e Santa Catarina, que através da ACATE possui um importante know-how de comunidade empreendedora e cultura de inovação.
A comunidade de empreendedores e profissionais de tecnologia catarinense se congrega em programas da Associação, como as Verticais de Negócios e o ACATE Startups. Com mais de 500 empresas reunidas, as onze Verticais impactaram em 2022 mais de 8,5 mil pessoas em eventos e gerou cerca de 1,5 mil oportunidades de negócios por meio de eventos e rodadas de negócios. Já o ACATE Startups se destaca por garantir às empresas capacitações, networking e benefícios de impacto para o desenvolvimento de negócios em estágios iniciais.
Em 2022, a ACATE ainda ampliou seu portfólio de programas voltados para a capacitação de empreendedores. O BRDE Labs teve sua primeira edição em Santa Catarina realizada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a ACATE. O projeto promoveu a aceleração comercial de 100 startups e apresentou resultados positivos quanto ao crescimento e estruturação das empresas participantes.
O desenvolvimento de startups também foi constatado nas empresas que participaram do Jornada Startups em 2022, que obtiveram o aumento de 57% no número de clientes e de 38% no faturamento durante a formação empreendedora. O programa realizado em parceria com o Sebrae/SC já apoiou mais de 280 empresas em duas edições.
A parceria com o Sebrae também está presente no nordeste, onde a ACATE apoia o desenvolvimento do ecossistema cearense de tecnologia. A Associação e o Sebrae/CE estruturam conjuntamente um centro de inovação voltado para apoiar empresas e gerar negócios por meio da conexão entre startups e corporates com o uso da metodologia do LinkLab. Além disso, a parceria busca construir um modelo de ecossistema com polos regionais semelhante ao estruturado pela ACATE em Santa Catarina.
Prioridades para a ACATE e o ecossistema
Garantir um portfólio de programas e serviços completos para toda a jornada de desenvolvimento das empresas de tecnologia de Santa Catarina é um dos objetivos do planejamento estratégico da associação pelo quadriênio de 2022 a 2025. Também fazem parte das metas ampliar a formação de talentos e trazer sustentabilidade aos polos regionais ACATE.
Em 2022, a ACATE impactou mais de 10 mil pessoas, desde o despertar de crianças para a tecnologia até a profissionalização de jovens e adultos, visando gerar a empregabilidade e a ocupação do crescente número de vagas de perfil tecnológico abertas por empresas. Durante o ano, a ACATE também ampliou o número de incubadoras que utilizam a metodologia do MIDITEC. A Rede MIDITEC agora é composta por 9 incubadoras localizadas em Florianópolis, Brusque, Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages, Rio do Sul e Araranguá, além de duas temáticas para os segmentos das govtechs.
ACATE estabelece expansão internacional para negócios
Com o objetivo de ampliar conexões e oferecer oportunidades de expansão internacional para negócios de tecnologia de Santa Catarina, a ACATE criou em 2022 a vice-presidência de Internacionalização. Em pouco menos de um ano, a pasta da diretoria da ACATE estabeleceu parcerias com hubs de inovação que conectam empresas do estado ao Canadá, China, Estados Unidos e Estônia.
Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da ACATE ressalta o trabalho realizado desde a criação da área pela entidade. “Em 2022, avançamos muito no sentido de expandir conexões com outros países. Durante o ano, a ACATE recebeu embaixadores britânicos, sul-coreanos e americanos, entre outros, para visitas e eventos especiais, fazendo a conexão com diversos consulados de países estrangeiros. Nossas ações apoiam na interlocução com atores do processo de internacionalização, etapa que acontece após a empresa investigar e decidir qual país ela pretende atuar globalmente, através de acordos firmados com centros de inovação em outros países”, destaca.
Estas parcerias oportunizam a descoberta de ambientes de inovação, contato com negócios e localização em países estrangeiros para empresas. A partir disso, empreendedores catarinenses podem realizar missões, participar de eventos, apresentar suas empresas no exterior e ter acesso a espaços físicos de trabalho.
As ações da vice-presidência ocorrem paralelamente às atividades do Grupo Temático de Internacionalização, que promove reuniões periódicas com o objetivo de apresentar conhecimentos e fomentar a troca de boas práticas sobre o processo de expansão global de empresas.
Em reunião realizada pelo Grupo Temático no início de março, a ACATE assinou o Acordo de Cooperação junto à Xiamen Victwo BizTech. Por meio da parceria e em conexão com demais atores do ecossistema da cidade de Xiamen e da China, a Xiamen Victwo BizTech auxilia empresas do Brasil e de demais países integrantes do BRICS para se instalarem no país asiático.
Xiamen é sede de uma zona de alta tecnologia, empreendedorismo e inovação com iniciativas de pré-incubação, incubação e aceleração que formam um bom ambiente para investimentos e que atende às necessidades de pequenas e médias empresas inovadoras estrangeiras.
Em março, o GT internacionalização também apresentou às empresas a parceria com o Estônia Hub, organização de delegações executivas para a Estônia. Junto ao hub, a ACATE é parceira de uma missão aos ecossistemas finlandês e estoniano. Os dois países europeus são reconhecidos pela geração de unicórnios, facilidade de acesso ao mercado, apoio aos negócios e competitividade dos sistemas tributários.
Nos Estados Unidos, a ACATE possui parceria com o IXL Center, empresa de consultoria global especializada em gestão da inovação com sede em Boston. A iniciativa garante espaço físico em escritório inaugurado pela Associação em 2018. Já a conexão da ACATE com o Canadá se dá por meio do Mitacs, instituição de desenvolvimento e inovação do país, e do hub de inovação The Accelerator Centre, de Waterloo, considerado uma das melhores aceleradoras do mundo pela UBI Global.
Através das parcerias com o Canadá, associados à ACATE contam com acesso a ambientes físicos para instalação e contato com ecossistema em missões e eventos, entre eles, o Collision Conference, um dos maiores encontros de inovação da América que será realizado em junho em Toronto. O acordo recém lançado com o Mitacs, o qual também promove a recepção de empresas canadenses pela ACATE no Brasil, terá uma de suas primeiras ações no Startup Summit 2023, em Florianópolis, entre os dias 23 e 25 de agosto, quando startups canadenses estarão em missão pelo ecossistema catarinense.
As ações de internacionalização da ACATE são complementares às demais atividades do ecossistema catarinense de inovação, como o programa Go To Market do Sebrae, que promove conhecimentos sobre expansão global e os primeiros contatos das empresas com os mercados internacionais.
Dessa forma, o ecossistema catarinense de inovação fomenta oportunidades de negócios internacionais e apoia o fortalecimento de conexões globais pelo mercado catarinense de tecnologia.
Ainda não é associada à ACATE?
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.