SC é o estado que mais cresce no ranking de 500 maiores companhias do Sul
O Grupo AMANHÃ e a PwC Brasil divulgaram na terça-feira (17) o ranking de 500 Maiores do Sul, que lista as empresas de acordo com indicadores relacionados à receita, patrimônio e lucro. A apresentação do ranqueamento foi realizada em um evento na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, e teve como destaque a inovação na transformação dos negócios do Sul do Brasil.
Com reconhecimento à Santa Catarina, o anuário ressalta o crescimento do estado no indicador de Valor Ponderado de Grandeza, que é o principal dado analisado pela iniciativa e é resultado da soma de patrimônio (com 50% de peso), receita líquida (com 40% de peso) e resultado líquido (com 30% de peso) das companhias listadas. Enquanto Rio Grande do Sul e Paraná cresceram 16% nesse índice, SC chegou a 21% de aumento entre 2020 e 2022.
Entre outros dados relevantes apresentados pelo Grupo Amanhã e a PwC Brasil está a diferença entre SC e os demais estados com relação a localização das maiores companhias. 82% das grandes empresas catarinenses estão localizadas no interior do estado, já RS e PR possuem percentuais mais equilibrados e próximos a metade na comparação entre a região de suas capitais e o interior. Entre as empresas consideradas emergentes, SC tem 76% dos negócios localizados fora da região de Florianópolis.
O presidente do Conselho Deliberativo da ACATE, Daniel Leipnitz, foi um dos painelistas do evento e debateu sobre “Como a inovação transforma os negócios do Sul”. Leipnitz utilizou o exemplo de SC para destacar a descentralização da economia e o fomento ao desenvolvimento de negócios como uma ferramenta de inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas: “Em toda SC se criou uma esteira de gerar prosperidade a partir dos empreendedores e da descentralização das políticas públicas. No Brasil só haverá mudança quando descentralizarmos os recursos para chegarem também ao interior”. Além de Daniel Leipnitz, o painel teve a participação de Marcel Malczewski, presidente do Conselho de Administração da Copel e do Fundo TM3 Capital, Sérgio Carvalho, CEO da RandonCorp, e Jorge Polydoro, presidente do Grupo Amanhã.
O evento ainda destacou a sinergia dos setores públicos e privados dos três estados do Sul por meio do projeto Tech Road, que reúne os municípios de Curitiba, Joinville, Florianópolis, Caxias do Sul e Porto Alegre em uma parceria que promove a inovação, atração de investimentos e desenvolvimento de base tecnológica da região.
Ecossistema catarinense no Ranking das 500 maiores companhias do Sul de 2023
O estado de Santa Catarina ocupa a maior parte do top 4 do ranking da região Sul ao analisar o Valor Ponderado de Grandeza, com a liderança da Bunge Alimentos, a terceira colocação da BRF e o quarto lugar da WEG. No ranqueamento estadual, quatro associadas à ACATE estão listadas no top 50: CGT Eletrosul (6ª), Celesc (8ª), Intelbras (13ª) e Unifique (42ª). As corporates do programa de inovação aberta LinkLab Whirlpool e Schulz, ambas de Joinville, também aparecem na 9ª e 23ª colocação, respectivamente, entre as maiores companhias do estado.
Para conferir o resultado completo do ranking 500 Maiores do Sul, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.