Abertas inscrições para nova edição do programa de inovação entre Brasil e França
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) pretende estabelecer laços com as associações empresariais francesas que permitam às associadas desenvolver parcerias no mercado francês. Este projeto tem três objetivos principais:
– Permitir cooperações tecnológicas entre as associadas da ACATE e empresas francesas;
– Melhorar a visibilidade das associadas e da ACATE;
– Abrir novos mercados para as associadas.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) pretende estabelecer laços com as associações empresariais francesas que permitam às associadas desenvolver parcerias no mercado francês. Este projeto tem três objetivos principais:
– Permitir cooperações tecnológicas entre as associadas da ACATE e empresas francesas;
– Melhorar a visibilidade das associadas e da ACATE;
– Abrir novos mercados para as associadas.
Colaborando com tal iniciativa, informamos que estão abertas as inscrições para a nova edição do Programa OSEO/FINEP, que vai selecionar projetos de inovação desenvolvidos em parceria entre empresas brasileiras e francesas (A OSEO é a agência de inovação da França, equivalente à FINEP no Brasil).
Até o dia 20 de setembro de 2011, a FINEP e a OSEO receberão propostas de P, D & I que envolvam tecnologias aplicáveis a qualquer área do conhecimento, desenvolvidas sob a coordenação de empresas do Brasil e da França.
Caso a sua empresa tenha interesse de encontrar parceiros na França, a ACATE pode ajudá-lo. Para isso, responda às perguntas abaixo e envie por e-mail à [email protected] ou entre em contato pelo telefone (48) 2107-2712.
1. A sua empresa já possui relacionamento com empresas francesas (parceiros, clientes, fornecedores, entre outros)?
2. Qual o interesse da empresa no mercado francês, ou no mercado Europeu em geral? Favor especificar se trata-se de interesse de inserção comercial ou de pesquisa e desenvolvimento (ou ambos).
3. Em caso de interesse em P&D, qual o perfil do parceiro desejado ? Qual é o segmento de atuação? Favor descrever brevemente a tecnologia a ser desenvolvida.
4. Em caso de interesse em uma instituição de pesquisa, favor indicar as competências desejadas.
Processo de seleção
Os projetos devem ser complementares e capitaneados por uma empresa nacional e uma francesa. As propostas devem ser apresentadas às duas agências – escrita em francês para a OSEO e em português para a FINEP.
Na fase 1, a empresa brasileira que compõe esta parceria tem de apresentar à FINEP o formulário eletrônico preenchido com os dados do futuro projeto e com informações sobre as condições de formalização do Termo de Parceria Técnica.
As propostas deverão contemplar o desenvolvimento de produtos inovadores que atendam a uma necessidade imediata do mercado. Centros de pesquisas, universidades e empresas de outros países poderão integrar o projeto na qualidade de participantes, excluída a possibilidade de figurarem como proponentes do projeto.
Na fase 2, as empresas que tiverem suas propostas selecionadas deverão apresentar projetos de acordo com as cláusulas e condições apresentadas anteriormente, juntamente com cópia do Termo de Parceria Técnica celebrado nas condições apresentadas na Fase 1. Cada proposta de projeto será analisada de acordo com a legislação, regulamentos e procedimentos vigentes no país em que se localiza a sede da empresa proponente.
Saiba mais
A OSEO Inovação é a principal fonte de ajuda a pequenas e médias empresas inovadoras na França, tendo apoiado cerca de cinco mil delas em 2008, com aportes de 800 milhões de euros. A França tem hoje mais da metade de seus pesquisadores trabalhando no setor privado – 56% – e, de seus gastos com P&D, 63% são feitos por empresas, que têm fortes incentivos fiscais. O país ocupa hoje o 2º lugar na Europa e o 5º mundial em termos de depósitos de patentes.
A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Há 32 anos apoia projetos de inovação de empresas de todos os portes e instituições de ensino e pesquisa brasileiros, oferecendo recursos reembolsáveis com taxas diferenciadas e não-reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) por meio de editais.
Com informações do site da FINEP