ABF e ACATE fazem o “match” entre franquias e startups para impulsionar inovação no franchising
“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE, queremos acelerar e potencializar este processo. Já existem muitas startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma economicamente viável. Além disso, tenho certeza de que esse intercâmbio mais próximo irá gerar ainda mais ideias e oportunidades, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab, programa criado há quatro anos, tem apresentado ótimos resultados. Desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53%. “Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado. E acreditamos que essa parceria com a ABF irá representar um avanço importante para a inovação e desenvolvimento do segmento como um todo”.
O trabalho do LinkLab de Franquias tem cinco etapas principais. Primeiro, é realizado um mapeamento dos desafios e oportunidades com os envolvidos. “De antemão, identificamos que as principais demandas entre as franquias estão relacionadas à expansão do negócio, tanto em termos de vendas, como de unidades de franquia. Ganhos de eficiência e a digitalização de canais de venda também aparecem. São nessas áreas que vamos focar nossos esforços iniciais”, explica Carlos Zilli, diretor de estratégia digital da ABF.
A segunda é a divulgação dos desafios e oportunidades das redes, seguido da captação de startups aderentes ao desafio, etapas em que a ACATE tem bastante experiência. “Vemos que em muitos casos há uma dificuldade de comunicação entre esses dois elos. O LinkLab de Franquias irá acompanhar e prestar consultoria em todo o processo, o que facilita as tratativas e traz mais resultados”, ressalta Zilli.
Passa-se então a apresentação das soluções das startups e definição do escopo do projeto e conexão com a startup e desenvolvimento da solução. Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching” e disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior convivência entre as partes.
“Com o LinkLab de franquias, ganha-se velocidade na solução de um problema. As startups têm mais rapidez para desenvolver uma prova de conceito, fazer o teste, realizar os ajustes necessários e colocar a solução para rodar dentro de uma visão de metodologia ágil. Fazer tudo isso sozinho é mais lento e dispendioso, sem contar o risco. A rede franquia ainda bebe da fonte da inovação e leva esse novo DNA para sua cultura”, ressalta o presidente da ABF.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também representa uma ótima oportunidade de crescimento para as startups. “Participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o segmento no qual a corporate atua”, complementa.
Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. Além disso, em 2021, a ABF criou uma categoria de associação na entidade voltada para startups, visando fomentar essa aproximação.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a ACATE
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), há 35 anos, é a principal representante do setor de tecnologia catarinense, sendo hoje um dos principais hubs de inovação do país. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab, as Verticais de Negócios, a rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo mais de 1,4 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.