ABINC anuncia os melhores projetos de IoT do ano
Em cerimônia especial de premiação na Futurecom, na última quinta-feira, 05, foram anunciados os vencedores do Prêmio ABINC de IoT 2023. A premiação realizada pela Associação Brasileirade Internet das Coisas reconheceu as melhores iniciativas que estimularam o uso da IoT em diversas áreas da sociedade, com foco em obter ganhos de produtividade, eficiência e reduçãode custos em seus negócios e operações. Dentre os 66 projetos inscritos nesta edição, foram anunciados os melhores projetos nas categorias Acadêmica, Startups, Empresas Consolidadas e Soluções para Governos/Infraestrutura, elegendo os primeiros e segundos colocados.
A banca de jurados que analisou os projetos inscritos foi composta por membros da diretoria da ABINC e experts da área de IoT, como: Paulo Spaccaquerche, Presidente da ABINC; Flávio Maeda, VP ABINC e Head de Digital da Pöyry/AFRY América Latina; Eduardo Iha, Conselheiro Fiscal ABINC e Sócio Future Hacker e Haroo Tecnologia; Camilo Eugênio Martinelli, Diretor de Relações Institucionais da ABINC, Gerente Comercial do NUTES (Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde); Dalton Oliveira, MBA – Conselheiro Consultivo na ABINC, Advisor Global em Transformação Digital na Wardston Consulting; Gustavo Zucchi, Conselheiro Fiscal ABINC e Consultor na Cambridge Management Consulting; Mauricio Figueiredo – Diretor de Relacionamento ABINC, Conselheiro na Futurecom e Co- Founder na Almaroma; e Mauricio Finotti – Coordenador do Comitê de Manufatura da ABINC e CEO da I-SENSI IoT.
Segundo Flavio Maeda, a entidade se preocupou em não dar foco excessivo nas tecnologias, mas sim no benefício da aplicação das tecnologias para as empresas e para a sociedade em geral. “Nesse sentido, o prêmio visou dar visibilidade aos casos reais de aplicação das tecnologias da Internet das Coisas e os ganhos de produtividade, eficiência, redução de custos ou criação de novas fontes de receitas que esses projetos proporcionaram para as empresas e sociedade para encorajar outros líderes empresariais e gestores públicos a inovarem com o uso da Internet das Coisas”. Maeda explica ainda que outro objetivo do Prêmio foi fortalecer o ecossistema de IoT brasileiro, realizando a aproximação entre o mercado com os fornecedores de soluções, bem como incentivar o empreendedorismo pelas Startups.
Na Categoria Acadêmica, o 1º colocado foi o projeto “Baby IoT – monitoramento do bem-estar de recém-nascidos”, do Instituto Mauá de Tecnologia. O 2º colocado foi o projeto “Gêmeos Digitais: A integração do BIM e do IoT no Smart”, também do Instituto Mauá de Tecnologia. Na Categoria Startups, o 1º lugar ficou com o projeto “Green IoT – Emissões de Poluente Veiculares em Tráfego Real”, da empresa Zane. Já o 2º lugar foi ocupado pelo projeto “Concilia – da Base à Bomba”, da empresa Viaflex, empresa associada à ACATE.
A Viaflex é uma empresa de base tecnológica, sediada em Florianópolis/SC, com foco no desenvolvimento de soluções para a Indústria de Transformação Digital (Iot – Internet das Coisas) aliada à Machine Learning, para o segmento de combustíveis. O objetivo do Medidor Eletrônico de Estoques de Combustíveis é eliminar a exposição dos trabalhadores ao benzeno em postos revendedores de combustíveis. Isso se dá através do sistema de gerenciamento remoto dos postos, que pode monitorar, via internert e em tempo real, o estoque de combustível de cada tanque da sua rede de postos, o volume de cada descarga efetuada em cada tanque, a existência de vazamentos nos interstícios dos tanques, sumps de bombas e sumps de filtros de óleo e muito mais.