ACATE celebra 36 anos desenvolvendo o setor de tecnologia de SC
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) completa 36 anos de colaboração para desenvolver o setor de tecnologia de Santa Catarina. Desde 1º de abril de 1986, a entidade trabalha junto às empresas associadas, demais instituições e atores do ecossistema catarinense de inovação para fortalecer os negócios, o polo tecnológico estadual e a sua representatividade no país e no mundo.
Através do associativismo, a ACATE soma forças junto a mais de 1500 empresas catarinenses que promovem soluções em tecnologia e são responsáveis por quase 70% do faturamento do setor no estado. A tecnologia em Santa Catarina apresenta crescimento no número de negócios e oportunidades de emprego, além disso, possui faturamento de quase 20 bilhões, representando mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, de acordo com dados do ACATE Tech Report 2021.
A ACATE soma conquistas durante esses 36 anos e entre as premiações está o reconhecimento da incubadora MIDITEC com uma das cinco melhores do mundo pela UBI Global por duas vezes. Nos últimos quatro anos, a associação também ficou entre os três melhores hubs de inovação do Brasil no Startup Awards, além de ter conquistado o título de melhor entidade empresarial do sul do país, em 2021, pelo ranking Campeãs da Inovação da Revista Amanhã. Da mesma forma, empresas associadas são reconhecidas nacionalmente e internacionalmente.
A ACATE é referência desde a formação de empresas com o programa de incubação MIDITEC, que promove o desenvolvimento de startups e, desde 2021, passou a propagar sua metodologia pelo estado de Santa Catarina e também em setores especializados, como o de food service. A ACATE ainda promove a conexão entre empresas, seja pelo programa de inovação aberta LinkLab, que realiza negócios entre corporates e startups, seja através das Verticais de Negócios, que reúnem empresas de 11 segmentos de atuação para promover networking e gerar oportunidades de negócios.
A ACATE também oferece produtos e serviços com condições especiais de contratação e que impactam de forma positiva a jornada das empresas e seus colaboradores nas mais diversas áreas: saúde, finanças, recrutamento e seleção de profissionais, capacitação e tecnologia. A ACATE também propicia o desenvolvimento das empresas através de linhas de crédito, acesso a investimentos e oportunidades de internacionalização de negócios.
A ACATE acompanha o movimento do setor de tecnologia em Santa Catarina e destina seus esforços futuros para fomentar a formação de profissionais qualificados através de parcerias e, com isso, reduzir o déficit da ocupação de vagas de trabalho. Também está entre as suas principais diretrizes apoiar ainda mais empresas em suas jornadas e fortalecer os dez polos regionais. Esses pilares integram o planejamento estratégico da associação, lançado no início de 2022, que visa a execução de ações com foco no impulsionamento do ecossistema de inovação e tecnologia até 2025, quando a ACATE estará prestes a completar 40 anos.
Comemoração aos 36 anos
Durante todo o mês de abril, a ACATE irá destacar como a colaboração foi peça fundamental para desenvolver o setor de tecnologia em Santa Catarina. Para isso, preparou conteúdos relacionados às principais iniciativas, entregas e atuações da associação para o ecossistema de inovação do estado, os benefícios a que os negócios associados têm acesso e a representatividade da instituição.
Entre as comemorações, está a inauguração do ACATE Experience, em frente ao Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. O espaço será uma vitrine de soluções tecnológicas desenvolvidas em Santa Catarina e aproximará a sociedade ao ecossistema catarinense de inovação apresentando as oportunidades do setor de tecnologia e seus impactos para o desenvolvimento estadual e nacional.
O local também irá concentrar uma loja onde serão vendidos produtos com a marca ACATE, uma sala de reuniões com equipamentos de última geração e tecnologias para visitantes interagirem.
Acompanhe o site, blog, LinkedIn, Instagram, Twitter e a newsletter semanal da ACATE para conferir as novidades e conteúdos.
Confira abaixo o depoimento de Iomani Engelmann, atual presidente da Associação:
Trajetória da associação desenvolvendo o setor de tecnologia junto ao ecossistema de inovação catarinense
A associação nasceu no dia 1º de abril de 1986 a partir da união de um grupo de onze empreendedores de Florianópolis com o objetivo de fortalecer o setor e apoiar novos negócios de tecnologia, visto que a capital catarinense formava mão de obra qualificada em cursos como Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas esses talentos encontravam oportunidades apenas em outras regiões do país. Criada com o nome de Associação Catarinense de Telemática e Eletrônica, a entidade com sede no bairro Trindade reunia empresas em um condomínio em busca de gerar trocas e oportunidades entre os negócios.
Nos anos seguintes, a instituição passou a abranger o setor estadual e observou o crescimento de 16% no número de colaboradores das empresas de tecnologia. O início da década de 90 foi marcado pela criação do MIDI Tecnológico, em parceria com o SEBRAE/SC, que viria a se tornar o atual programa de incubação MIDITEC. Na metade dos anos 90, a área de Tecnologia da Informação passou a ser classificada como uma atividade econômica e o setor catarinense já somava mais de 7,3 mil profissionais.
Na primeira década dos anos 2000, o setor cresceu cerca de 15% e a ACATE realizava iniciativas para impulsionar ainda mais. Entre as ações estavam o programa Juros Zero da FINEP, que apoiava micro e pequenas empresas com financiamentos, e também a criação das Verticais de Negócios.
Desde 2010 até 2021, a ACATE expandiu com nova metodologia para a formação de empreendedores, mudança de sede para o Centro de Inovação ACATE Primavera, no bairro Saco Grande, em Florianópolis, a ampliação de espaços físicos da associação através de novos habitats de inovação e estadualização da entidade com os polos regionais.
No período, também foram criadas iniciativas como o LinkLab e o ACATE Startups, além de grupos temáticos com foco na internacionalização de empresas e no protagonismo feminino na tecnologia. Já o setor, em 2015 representava 5,3% da economia do estado, com faturamento de 11,4 bilhões, e no ano seguinte atingiu o número de 9,2 mil empresas.
Em 2020, o início da pandemia impôs desafios aos negócios e exigiu a colaboração dos atores do setor em ações contra a Covid-19 e apoio financeiro às empresas através de iniciativas como o Fundo Garantidor ACATE, que atendeu somente naquele ano 32 empresas, viabilizando a liberação de mais de 3,9 milhões em linhas de crédito.
Mesmo com os impactos da pandemia, o setor de tecnologia de Santa Catarina chegou a 2021 apresentando indicadores positivos a nível nacional, sendo o 2º estado mais produtivo, 4º com maior número de colaboradores, com cerca de 68 mil pessoas, e o 6º em faturamento e em número de empresas, somando quase 18 mil negócios.
No ano de 2021, a ACATE promoveu parcerias com o Cocreation Lab, Innoway e SEBRAE, além disso, a atuação do MIDITEC foi ampliada com a aplicação de sua metodologia em mais seis incubadoras de Santa Catarina. Outro foco da associação foi a formação de talentos, em que a entidade realizou um mapeamento de vagas abertas, que estimou a abertura de mais de 16 mil vagas de trabalho até 2023. Para atender a alta demanda por profissionais, a ACATE fez parcerias com onze projetos de capacitação que atenderam quase 5 mil pessoas desde o despertar para a tecnologia de jovens até a profissionalização.
Em 2021, também foram retomados os eventos presenciais nos polos regionais da ACATE, como o LinkLab Roadshow, que promoveu encontros com corporates de Joinville, Itajaí, Blumenau e Chapecó. Além disso, a ACATE trouxe à discussão a chegada do 5G ao Brasil e disponibilizou informações em um evento sobre como os municípios catarinenses podem agilizar a instalação da tecnologia de telefonia móvel.
A ACATE também ampliou o acesso a apoios financeiros. Através do Fundo Garantidor, foram incluídas novas linhas de crédito e chegou-se ao total de R$ 5 milhões em financiamentos. Já o Fundo Invisto com ACATE realizou um aporte de R$3 milhões nas startups Pulses e CashWay, de Itajaí e Florianópolis, respectivamente.
No início de 2022, a associação lançou o programa ACATE Care, que tem como foco melhorar a qualidade de vida dos colaboradores do setor de tecnologia de Santa Catarina através de condições especiais em serviços e produtos voltados para saúde física, mental, financeira e ocupacional. Além disso, foram abertas novas oportunidades para a formação de talentos nos programas Entra 21 e DEVinHouse, e também para o desenvolvimento de empresas, com o Startup SC e o Jornada Startups.