ACATE amplifica ações pelas regiões de SC e ouve associadas sobre entregas da entidade
Visando sempre garantir a qualidade e o melhor atendimento aos desafios para o crescimento dos negócios catarinenses, a ACATE ouve periodicamente as empresas associadas para definir novas ações, estratégias e melhorias nas entregas. Na última segunda-feira (06), a entidade enviou via e-mail a segunda edição da pesquisa NPS de 2023 para que representantes de empresas associadas respondam sobre as suas experiências com a ACATE e contribuam para o fortalecimento do setor de tecnologia.
A ACATE soma seus esforços a mais de 1.600 empresas associadas, sendo cerca de 630 negócios localizados fora da Grande Florianópolis. Consolidada entre os melhores hubs de tecnologia e inovação do Brasil por premiações como o Startup Awards e o 100 Open Startups, a Associação atua em rede de forma estadual e entrega programas de desenvolvimento, conexão e inovação ao ecossistema, além dos benefícios e da união que o associativismo promove.
Na metade deste ano, a Associação obteve a nota 86,87 na pesquisa NPS, que sinaliza um grau de satisfação bom entre cerca de 500 respondentes. A partir das respostas nas últimas pesquisas, a ACATE promoveu atividades para aproximar presencialmente a entidade aos polos regionais de empresas associadas pelo estado nas mesorregiões da Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Serra, Sul e Vale do Itajaí.
Entre as ações que promovem a integração entre as regiões do estado e a expansão dos ecossistemas locais, estão 31 eventos realizados em parceria com as entidades representativas da ACATE nas regiões fora da Grande Florianópolis em 2023.
Neste ano, a ACATE expandiu a participação de empresas do interior do estado em programas, com um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Dentre as iniciativas que impactaram negócios estão os programas Jornada Startups, que selecionou 150 empresas de todo estado para formação empreendedora online desde o estágio de criação até a tração de startups, e o BRDE Labs SC, que promoveu encontros presenciais com as 100 empresas participantes em suas respectivas mesorregiões.
Já a Rede MIDITEC chegou ao número de 9 incubadoras, sendo uma delas temática para govtechs e as demais localizadas em: Florianópolis, Brusque, Blumenau, Joinville, Chapecó, Lages, Rio do Sul e Araranguá – que somam mais de 70 startups incubadas. As Verticais de Negócios também levaram a tecnologia para regiões com vocações de mercado relevantes para a economia estadual, por exemplo, com o meetup das Verticais Manufatura 4.0 e de Energia para a indústria da cidade de Joinville, além disso, a Vertical Construtech realizou o Construtech Experience On The Road que em SC passou por Balneário Camboriú e Joinville.
A captação de recursos é outra forma que a ACATE auxilia empresas na prática por meio do Fundo Garantidor ACATE, que em 2023 já beneficiou 19 empresas com cerca de R$ 4 milhões concedidos em linhas de crédito. Os negócios apoiados estão localizados em 12 cidades catarinenses. O FGA e outros benefícios que compõem o universo da ACATE foram apresentados em 2023 na série de eventos Conexão ACATE e Café com RHs, que aconteceram em Florianópolis, Chapecó e Criciúma, Blumenau e Itajaí. Joinville será o próximo município a receber os eventos neste mês de novembro.
Para ajudar a ACATE a impactar ainda mais negócios pelo estado, responda a pesquisa NPS enviada por e-mail. Ao respondê-la, a Associação pode melhorar seus serviços para fortalecer a sua empresa e o setor de tecnologia. Caso não tenha recebido o email da pesquisa, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.