ACATE apoia em SC o Programa de Associativismo Empresarial SOFTEX
Apesar do impacto negativo da crise econômica no ritmo de fusões e aquisições das empresas brasileiras, o setor de tecnologia da informação continua liderando essas transações no país. No primeiro semestre de 2009, foram 25 operações entre organizações de tecnologia, de acordo com a empresa de auditoria e consultoria KPMG. No mesmo período do ano passado, o setor havia registrado 40 fusões e aquisões no Brasil.
Apesar do impacto negativo da crise econômica no ritmo de fusões e aquisições das empresas brasileiras, o setor de tecnologia da informação continua liderando essas transações no país. No primeiro semestre de 2009, foram 25 operações entre organizações de tecnologia, de acordo com a empresa de auditoria e consultoria KPMG. No mesmo período do ano passado, o setor havia registrado 40 fusões e aquisões no Brasil. Os números mostram que o setor de tecnologia é um ambiente propício para esse tipo de associativismo, principalmente pela grande presença de pequenos negócios e também pela necessidade de juntar forças para ampliar a competitividade.
Para estimular o crescimento dessas operações, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) mantém o Programa de Associativismo Empresarial (PAEMPS) para estimular e apoiar fusões, aquisições, consórcios e joint ventures entre as empresas brasileiras de tecnologia. Em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) é o agente credenciado para esse programa e está apoiando a formação de grupos de organizações interessadas. “A ACATE está auxiliando para que os grupos formados possam enviar propostas ao Edital, atuando na interface com a SOFTEX”, explica Demetrius Ribeiro, coordenador do Agente Softex de Florianópolis (SoftpolisACATE).
O PAEMPS fornece, por meio de consultores especializados, informações sobre os métodos mais eficientes e adequados à realização de parcerias e alianças entre as empresas. A proposta é reunir as empresas interessadas em cinco grupos pilotos organizados pelos agentes locais da SOFTEX. Após essa etapa, o Programa oferecerá apoio financeiro aos grupos de empresas para que formalizem a parceria nos modelos de associativismo propostos. O Programa de Associativismo Empresarial tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Mais informações sobre o Programa de Associativismo em Santa Catarina pelo e-mal [email protected] ou pelo telefone (48) 2107 2726.
Assessoria de Imprensa da ACATE