ACATE apoia o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
Gestores de cerca de 60 municípios, de oito estados, já estão inscritos para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado em Florianópolis, dias 09 e 10 de junho.
Gestores de cerca de 60 municípios, de oito estados, já estão inscritos para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado em Florianópolis, dias 09 e 10 de junho. Durante o evento, gratuito para servidores públicos, o foco será promover um grande diálogo entre prefeitos, gestores, vereadores e empresários sobre o uso da tecnologia na solução de diversos problemas urbanos, estimulando investimentos para o aprimoramento dos serviços e públicos e no desenvolvimento das cidades.
A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e apoiada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), além de diversas entidades, Associações de Municípios e Prefeituras. Associado ACATE tem 50% de desconto na inscrição que pode ser feita pelo site http://congressosc.redecidadedigital.com.br/. Já as inscrições para servidores públicos são gratuitas.
O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, explica que o objetivo do Congresso é ajudar os municípios a serem mais digitais, inteligentes e empreendedores, por meio do compartilhamento de experiências, modelos, iniciativas e soluções em andamento nas localidades.
Inovações para o aumento de arrecadação e eficiência da gestão nos municípios também estarão em pauta no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, conforme adianta o diretor da RCD. O SAJ Procuradorias, sistema adotado por Prefeituras de seis estados, Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos, por exemplo, vem garantindo o recebimento das dívidas ativas dos contribuintes.
No caminho das cidades digitais, Marinho reforça que são diversos os exemplos no Estado de localidades que estão facilitando o acesso da população à internet e aos serviços públicos, além de avançarem no desenvolvimento por meio de tecnologias inovadoras. “Cidade Digital tem vários níveis, mas considero características que compõem uma cidade conectada, que permita a comunicação entre os prédios públicos para troca de informação, abrindo a possibilidade de se implantar inúmeros programas que estão facilitando o trabalho de gestores e impactando na vida das pessoas. No Congresso veremos vários exemplos neste sentido”, observa o diretor da RCD.
“Independente da tecnologia que se utiliza, conhecer e entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação são essenciais em todos os setores de uma administração pública é o que considero mais importante nos eventos realizados pela Rede Cidade Digital, principalmente, por levar informação aos pequenos municípios”, frisa Marinho, ressaltando também a importância do grande número de entidades representativas apoiando o Congresso por se tratar de uma iniciativa que vem estimulando o uso da tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos.
O 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio Master da Softplan e ENW – Inteligência em imagem e Telecom; e apoio do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Federação das Indústrias de Santa Catarina e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (FIESC-SENAI), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC, das Associações de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Região de Laguna (AMUREL), Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Alto Uruguai (AMAUC), Extremo Oeste (AMEOSC), Alto Irani (AMAI), Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) e da Região Carbonífera (AMREC); Prefeituras de Rio do Sul, Itajaí e Laguna; Connected Smart Cities, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet de Santa Catarina (Assespro-SC).