Como a ACATE contribui para que SC se desenvolva economicamente com cidades inteligentes e conectadas
O estado de Santa Catarina e as suas cidades, lideradas pela capital Florianópolis, foram destaques na última edição do Ranking Connected Smart Cities. O aspecto colaborativo do ecossistema estadual que estimula o relacionamento entre diferentes segmentos da sociedade, do mercado e dos governos é um diferencial que propulsiona o desenvolvimento local e o reconhecimento em todo o país.
A ACATE, enquanto entidade associativista e hub de inovação, é um dos atores representativos do setor de tecnologia que promove a conexão entre o empreendedorismo inovador e demais setores da sociedade com o objetivo de promover uma transformação inteligente em diferentes âmbitos, por exemplo, junto aos governos.
Com um grupo de empresas de tecnologia que difundem a inovação por meio de suas soluções para desafios de órgãos públicos municipais que desejam tornar seus processos e serviços mais eficientes, a Vertical de Negócios Smart Cities da ACATE promove discussões a respeito das cidades acerca de temas como infraestrutura, mobilidade, turismo e transformação digital. A Vertical também possui um papel consultivo junto a gestões públicas com participação em audiências e debates sobre projetos de lei.
Thaís Nahas, diretora do polo regional da ACATE na Grande Florianópolis e da Vertical Smart Cities, comemora as conquistas do estado e aponta o papel da Associação nos reconhecimentos que as cidades e SC recebem. “As ações feitas pela Vertical buscam envolver representantes de governo, academia e empresários, abrindo espaço para conexões e aprendizados. Realizamos encontros e participamos de eventos com o objetivo de levar tecnologia e inovação que possam impactar na dinâmica dos municípios. Nós influenciamos indiretamente nas políticas públicas e mostramos a necessidade de inovar e tornar mais eficiente o atendimento ao cidadão para gerar qualidade de vida para as pessoas”, ressalta.
Um dos principais movimentos liderados pela ACATE desde 2021 por meio da atuação da Vertical Smart Cities foi pela liberação e implantação do 5G em municípios catarinenses de forma antecipada em relação ao calendário previsto pela Anatel. Um grupo de trabalho especializado em 5G da Vertical participou de debates, audiências públicas e promoveu eventos com gestores públicos com o propósito de engajar prefeituras e câmaras municipais do estado na realização de mudanças da Lei de Antenas de cada cidade, o que é requisito para que operadoras possam instalar a infraestrutura 5G.
Ao analisar os estados com mais 200 municípios de acordo com o percentual de liberação, Santa Catarina é o primeiro com cerca de 75% das cidades já aptas para receber a instalação da infraestrutura de 5G, de acordo com dados do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), da Anatel.
Em todo o Brasil, 170 cidades já possuem a tecnologia 5G ativa. Em Santa Catarina, apenas Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville e São José já receberam a quinta geração de telefonia móvel. Sendo um destaque do Ranking Connected Smart Cities a cobertura 5G de 97,9%* e a densidade de 51,3* acessos de banda larga para cada 100 habitantes na capital catarinense.
Com o objetivo de discutir sobre a implantação do 5G no estado, além dos desafios e oportunidades da tecnologia para os municípios e os negócios, a Vertical Smart Cities realizou no mês de setembro um evento que reuniu operadoras, desenvolvedores de soluções, autoridades e governos. Confira mais sobre as discussões neste link.
A reunião entre os diversos atores de setores públicos e privados também promove mobilizações em torno de reivindicações para o fortalecimento do setor de tecnologia e a garantia de um bom ambiente para empreender. Por exemplo, na defesa de um regime diferenciado na Reforma Tributária que evite o aumento na carga de impostos para empresas de base tecnológica e pela formação de novos profissionais para atender a alta demanda de postos de trabalho abertos na área.
Florianópolis: a cidade mais inteligente e conectada do Brasil
A tecnologia e a inovação orquestradas por um ecossistema integrado e colaborativo também são vetores para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Listada na primeira colocação entre todas as cidades brasileiras no Ranking Connected Smart Cities e considerado o melhor ecossistema de grande porte pelo Prêmio Nacional de Inovação do Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Florianópolis tem entre seus destaques a presença de dois* parques tecnológicos, onde empresas residentes desenvolvem soluções e geram emprego e renda.
Além disso, a capital catarinense possui 47,5%* dos empregos formais ocupados por profissionais qualificados com ensino superior. Entre os empregos nos setores, 5,19% dos colaboradores estão na área de TIC e 5,85%* no setor de Pesquisa & Desenvolvimento e Educação.
Para ampliar o capital humano qualificado do setor de tecnologia, a ACATE é apoiadora de programas de formação de talentos a níveis municipais e estaduais que vão desde o ensino tecnológico a crianças, passando pela qualificação técnica e profissional até a educação superior. Em 2022, estas iniciativas impactaram quase dez mil pessoas e geraram conexões de estudantes com o mercado de trabalho.
Um dos projetos de qualificação de jovens e adultos é o Floripa Mais Tec, realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis junto à ACATE, Senai e Sebrae/SC, além da mobilização de empresas para apoiar a formação de talentos e promover a empregabilidade. A iniciativa foi reconhecida na premiação de cidades inteligentes do InovaCidade 2023 por estimular o aprendizado tecnológico e formar novos profissionais na área.
Florianópolis também se situa no top 5 cidades no âmbito de tecnologia e inovação, com crescimento de 5,9%* no número de empresas nessa área. O ambiente para o surgimento e desenvolvimento de novas empresas se dá, por exemplo, por meio de incubadoras, como o MIDITEC da ACATE, considerada uma das cinco melhores incubadoras do mundo pelo UBI Global. A ampliação do setor de tecnologia contribui diretamente para maior arrecadação de Impostos sobre Serviços (ISS) e, consequentemente, gera investimento público municipal em melhoria de infraestrutura e serviços.
Para fortalecer ainda mais o ecossistema, a ACATE também possui representatividade no Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis, que constitui a participação direta da comunidade para promover uma administração inovadora e que privilegie impactos positivos através da tecnologia na cidade. Entre as ações realizadas em Florianópolis pela Prefeitura está a Rede de Inovação Florianópolis, parceria com a ACATE e que contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na cidade por meio de centros de inovação e acesso a leis de incentivo.
Além disso, atrás apenas de São Paulo, a capital se destaca na 2ª colocação em mobilidade com soluções implantadas em serviços públicos, como bilhete eletrônico de transporte e a presença de sistema de iluminação e semáforos inteligentes.
Desenvolvimento das cidades de SC em economia e empreendedorismo
O top 10 cidades do Ranking Connected Smart Cities no quesito economia é, em sua maioria, composto por cidades catarinenses, são elas: Itajaí, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Joinville. A cidade do litoral norte, Itajaí, é a segunda colocada na área econômica e apresenta dados relevantes como o crescimento de 19,86%* no número de empresas de economia criativa e o aumento do PIB per capita de 15,4%* em 2023.
Uma das áreas que compõem a economia criativa é a tecnologia. Visando apoiar negócios da região do litoral norte catarinense, o Núcleo de Tecnologia e Inovação (NuTI) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) é um dos polos regionais da ACATE que tem o objetivo de conectar empresas e promover o empreendedorismo inovador local.
Outro polo da ACATE, a Softville está situada no parque tecnológico Ágora em Joinville, uma das mais importantes cidades da economia catarinense e nacional pela sua indústria. Mas além da indústria, o setor de tecnologia se destaca pela geração de empregos, em que o percentual de 7,57%* da força de trabalho está empregada na área.
A experiência de desenvolvimento regional realizada em Santa Catarina de forma integrada também é exemplo para o Brasil e outros países. Em novembro de 2023, a diretora da Vertical Smart Cities e do polo ACATE na Grande Florianópolis, Thaís Nahas, apresentará os programas e ações de apoio ao empreendedorismo inovador que estão transformando o ambiente econômico, social e tecnológico das cidades catarinenses que se destacam em indicadores de qualidade de vida no Smart City Expo World Congress 2023, considerado o maior congresso de cidades inteligentes do mundo e que acontecerá em Barcelona.
A partir de atores operando diretamente nos ecossistemas locais em conexão com setores públicos e privados, a tecnologia e a inovação alcançam potenciais para impactar as demais áreas da sociedade de forma a trazer melhorias e sustentabilidade, como na saúde, meio ambiente, segurança e educação.
*Dados retirados do relatório e do banco de dados do Ranking Connected Smart Cities com fontes como Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), entre outros.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.