ACATE e Instituto Caldeira assinam termo de cooperação
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), representada por Daniel Leipnitz, presidente do conselho deliberativo da entidade, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo, e Natália Ferreira, gerente de programas estratégicos, estabeleceu o elo de cooperação com o Instituto Caldeira. O hub com sede em Porto Alegre fomenta a inovação e conecta empresas, universidades, startups e outros atores do ecossistema gaúcho. Durante a assinatura do termo de cooperação na última sexta-feira (24), a instituição rio-grandense foi representada pelo seu diretor executivo, Pedro Valério.
“O termo de cooperação entre a ACATE e o Instituto Caldeira é só mais um passo na integração cada vez maior entre os ecossistemas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O hub do instituto, na minha opinião, é um dos melhores ambientes de inovação do mundo e apresenta um alinhamento real e genuíno entre os atores, um sentimento forte de colaboração e muitas iniciativas poderosas, que em conexão com Santa Catarina gerarão ainda mais oportunidades de desenvolvimento de negócios para os dois estados”, afirma o Sant’Ana.
Durante os dias 23 e 24 de setembro, Leipnitz, Sant’Ana e Ferreira participaram do evento “RS que Inova”, realizado pelo Instituto Caldeira em sua sede, em parceria com a Aliança Empresarial do Norte do Rio Grande do Sul e o Instituto Hélice. Na ocasião, o presidente do conselho deliberativo da ACATE e também presidente do Sapiens Parque, participou de um bate-papo sobre o trabalho em conjunto para contribuir para o ecossistema de inovação gaúcho. Além de Leipnitz, participaram José Galló, que ocupa a presidência do conselho de administração das Lojas Renner, Daniel Randon, presidente da Randon, Marcos Boschetti, CEO e fundador da Neologica, e a mediação foi realizada pelo jornalista Tulio Milman.
O evento ainda contou com o lançamento do livro “Ponte para a Inovação”, de autoria e organização de Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio, que apresentaram aos participantes a obra que reúne um guia para a criação de ecossistemas de inovação através das experiências de 32 vetores que auxiliaram no desenvolvimento de Florianópolis como uma referência em tecnologia e inovação.
Ainda em Porto Alegre, os representantes da ACATE visitaram iniciativas e ambientes de inovação, como o Pacto Alegre, o Nau Live Spaces, a Universidade Feevale e o Tecnosinos. Além disso, estiveram no parque tecnológico Tecnopuc, que em parceria com a ACATE, no último dia 23 de setembro lançou o programa Conexão RS – SC, que visa ao impulsionamento de startups de ambos os ecossistemas através da geração de negócios.