ACATE e Prefeitura de Florianópolis buscam soluções para integração da nota fiscal eletrônica
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e entidades setoriais como ACIF, Sescon Grande Florianópolis, Seinflo e Facisc reuniram-se no dia 15 de janeiro com representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis sobre as dificuldades que as empresas da cidade têm para emitir a nota fiscal eletrônica.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e entidades setoriais como ACIF, Sescon Grande Florianópolis, Seinflo e Facisc reuniram-se no dia 15 de janeiro com representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis sobre as dificuldades que as empresas da cidade têm para emitir a nota fiscal eletrônica. O sistema utilizado pelo município não permite a integração automática com outros softwares de gestão (ERPs), o que gera retrabalho (especialmente nas empresas que emitem grande volume) no envio das notas fiscais.
Na reunião de sexta-feira, na sede da ACATE, estavam presentes cinco representantes da Prefeitura de Florianópolis, entre eles o diretor de Governo Eletrônico, Cícero Bittar, o gerente de Tecnologia Ronaldo Bruno Pereira e o gerente Legislativo, Henrique Lino. A Prefeitura reconheceu a dificuldade na área de infraestrutura e acredita ter avanços até o final de 2016. Enquanto isso, será criado um grupo de trabalho envolvendo técnicos do poder público, da empresa fornecedora do sistema e de especialistas sugeridos pela ACATE para dar apoio às empresas.
Empresas de micro e pequeno porte, que não contam com um ERP, solicitam também a disponibilização de uma versão web do sistema. Outras prefeituras da Grande Florianópolis como São José, Palhoça e Biguaçu, já contam com sistemas que fazem a integração automática com os softwares de gestão.
Durante o encontro, os técnicos disponibilizaram alguns manuais que ensinam como exportar a nota do ERP (em formato .xml) e inserirem no sistema da Prefeitura. Estes documentos destacam como utilizar outras funcionalidades do sistema como: gerenciamento de envio de e-mails, envio automatizado de requisições XML, Multi-CMC e Multi-Instalação.
Estes manuais estão disponíveis nos links abaixo:
Manual do Usuário: http://www.pmf.sc.gov.br/
Manual de Integração: http://www.pmf.sc.gov.br/
Conheça as funcionalidades já disponíveis no sistema:
Multi-CMC – Permite ao usuário emitir notas de mais de um CMC. Para isto, basta indicar o novo e-mail, CMC e senha cadastrados. Quando o sistema for iniciado novamente, serão apresentados todos os logins já efetuados, bastando que o usuário indique a senha para utilizar o sistema. Os detalhes da utilização do Multi-CMC podem ser vistos nas páginas 11 e 12 do manual do cliente.
Multi-Instalação – Permite ao usuário criar uma rede de cliente-servidor, possibilitando que várias estações-clientes emitam notas para o mesmo CMC. Estas notas serão transmitidas para a estação-servidor através da rede, que deverá estar conectado com a internet para efetuar a transmissão das requisições. Os detalhes da utilização do Multi-CMC podem ser vistos nas páginas 15 e 16 do manual do cliente.
Envio automatizado de Requisições XML – Permite ao usuário efetuar o envio dos XMLs de requisições automaticamente. Para isto, o usuário deve efetuar a as configurações de importação de requisições, indicando o diretório de requisições e marcando a opção "Habilitar Importação e Transmissão Automática". Com essa opção marcada e o sistema aberto, o diretório configurado será monitorado. Cada vez que um arquivo XML de requisição for salvo nesta pasta, o sistema o importará e transmitirá. O XML da nota será apresentado na pasta de saídas de notas fiscais. Caso algum erro ocorra, a nota será apresentada nas listagens do sistema. Os detalhes do envio automático de requisições podem ser vistos nas páginas 15 e 16 do manual do cliente.
Gerenciamento de Envio de E-mails – Permite que os e-mails para os tomadores com a nota fiscal não sejam enviados logo após a nota ter sido emitida. Essa opção é útil para prestadores que efetuam remessas de muitas requisições, reduzindo o tempo de emissão das notas e a probabilidade de ocorrer algum erro no processo de emissão e envio. Para isto, o usuário deve marcar a opção "Envio de Email Assíncrono" nas configurações de Envio de Email. Com essa opção marcada, a aba "Email" estará disponível nas listagens. Qualquer nota emitida gerará um registro de e-mail a ser enviado. O usuário deverá selecionar o(s) email(s) que deseja enviar e clicar em "Enviar E-mail". Os detalhes do envio automático de requisições podem ser vistos nas páginas 14, 27 e 28 do manual do cliente.