ACATE é um dos apoiadores do ENIT 2018
Os conceitos de indústria 4.0, cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade estarão em voga durante o Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT), em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina.
Os conceitos de indústria 4.0, cidades inteligentes (smart cities) e sustentabilidade estarão em voga durante o Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT), em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. Em sua sexta edição, o ENIT 2018 é realizado pela Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (FETEP) e conta com o apoio da ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia. De 18 a 20 de setembro, o evento vai reunir grandes novidades tecnológicas na Promosul, a começar pela segunda maior impressora 3D do Brasil, a Druker Box, capaz de imprimir peças com até 50 centímetros cúbicos.
A máquina é fabricada pela Schifler Soluções Industriais, em parceria com a Incubadora Tecnológica da Fetep, a ITfetep, uma das 20 certificadas em âmbito nacional pelo CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos. “O objetivo da incubadora é tanto o de vender as impressoras, quanto o de prestar serviços para empresas que precisam de componentes especiais, dificilmente encontrados no mercado”, comenta o gerente da FETEP, Osvalmir Tschoeke.
Em fase de testes, a Druker Box já imprimiu várias peças de alta complexidade que serão utilizadas nela mesma. “Podemos imprimir uma réplica da própria impressora, mas em escala menor”, comenta o engenheiro Leonardo Schifler, responsável pelo projeto. A Schifler é uma das empresas atendidas pela Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul (ITfetep).
A impressora vai confeccionar os troféus aos vencedores do desafio “Escola que Inova”, evento paralelo ao ENIT, que visa estimular o gosto pela tecnologia nas crianças e jovens. Os vencedores receberão smartphones e notebooks como prêmio. O tema deste ano é voltado ao conceito de smart cities. O presidente da ACATE, Daniel Leipnitz será um dos participantes em painel sobre soluções inteligentes para as cidades, no dia 20 de setembro, a partir das 19 horas.
“Estimular o desenvolvimento do ecossistema tecnológico em Santa Catarina é de extrema importância. Por isso apoiamos o ENIT, com o objetivo de propiciar o surgimento de novos investimentos no setor da tecnologia, que se apresenta como uma grande solução na geração de emprego e renda ao Brasil”, observa Daniel Leipnitz.
Estímulo ao empreendedorismo
Com previsão de público em torno de 10 mil pessoas – ano passado foram 8 mil -, o ENIT chega a sua sexta edição ocupando uma área de 8 mil m² no pavilhão da Promosul. Nasceu em 2012, com o objetivo de divulgar as empresas ligadas à ITfetep, fundada em 2005 para diversificar a economia. Uma forma de enfrentar as crises que afetaram as moveleiras na virada do século. Hoje são 32 empresas incubadas, com geração de 170 empregos e faturamento de R$ 23 milhões ao ano.
Praticamente todas as incubadas estão entre os 68 expositores do ENIT 2018. Dentre elas a Smartmaq, que começou a funcionar numa sala de 25m², com baixa produção. Passados dois anos a empresa fabrica 80 máquinas por mês, com faturamento mensal mais de 1.000% superior aos R$ 18 mil investidos inicialmente. Os sócios atribuem tal sucesso, em grande parte, à consultoria recebida na ITfetep.
Nas duas últimas edições o ENIT atraiu a atenção de grandes empresas, como a gigante SCM Group, um dos maiores fabricantes de máquinas do mundo, com matriz na Itália. Em São Bento do Sul, o grupo conta com a SCM Tecmatic, que vai lançar uma seccionadora capaz de realizar cortes em ângulos de 45 graus e um centro de usinagem de cinco eixos, apto a trabalhar peças em três dimensões, além de um moderníssimo óculos de realidade aumentada, para detectar e resolver defeitos operacionais em máquinas, à distância.
De incubada a investidor-anjo
Toda a conexão durante o ENIT 2018 estará a cargo da WBT Internet, empresa que começou suas atividades numa pequena sala, recebendo consultoria da Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul. A WBT cresceu, chegando a 18 mil conexões em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Hoje a empresa patrocina pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Automação e Robótica da Fetep e figura em grupo de investidores-anjo, para financiar projetos selecionados no desafio ITfetep. Neste ano, 25 propostas de startups foram apresentadas. Destas, 14 foram selecionados à fase de preparação. Oito terão condições de apresentar suas propostas aos investidores-anjo durante o ENIT, quando a WBT irá apresentar um simulador de fibra óptica.
Serviço: ENIT 2018
O quê: Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia (ENIT 2018).
Quando: de 18 a 20 de setembro, das 9 às 21 horas. Abertura dia 18 de setembro, às 15 horas.
Onde: Pavilhão da Promosul, em São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. Localização: a 80 km de Joinville, 100 km de Curitiba e 250 km de Florianópolis.
Quanto: A entrada é franca. Estacionamento grátis.
Inscrições no link: http://www.enit.org.br/
Mais informações: [email protected] ou (47) 3631-4350.
Acesse: www.enit.org.br