ACATE elege nova diretoria para exercício de mandato entre 2024 e 2026
Em Assembleia Geral com a participação de representantes de empresas associadas, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) elegeu membros da diretoria, conselheiros fiscal e deliberativo que exercerão mandato de 2024 a 2026. A reunião realizada em formato híbrido no CIA Primavera, em Florianópolis (SC), no dia 7 de maio, também pautou a apresentação do relatório anual de atividades e a apreciação de contas referentes ao exercício de 2023 da entidade, além de deliberação sobre alterações de dispositivos no estatuto da Associação.
Diego Brites Ramos foi eleito presidente da ACATE e assume a gestão da entidade a partir do dia 1º de junho de 2024. O empresário, atual diretor geral da Teltec Solutions, é vice-presidente de Relacionamento da ACATE, sendo eleito para a pasta em 2020 e reeleito em 2022. Diego Ramos também ocupa a vice-presidência de Sustentabilidade da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
O presidente eleito da ACATE agrega à gestão sua experiência no relacionamento com o setor público enquanto vice-presidente da entidade e diretor das Verticais de Negócios de Conectividade & Cloud, de 2016 a 2020, e Smart Cities, de 2020 a 2022. Nesses postos, foi responsável por articular a atuação do setor privado junto a representantes dos poderes legislativo e executivo a nível municipal, estadual e federal em defesa dos interesses do setor de tecnologia e o fomento à inovação.
Diego Ramos aponta como foco de sua presidência o trabalho em parceria com governos locais e também federal para aumentar o incentivo ao setor tecnológico e ao ecossistema de inovação: “Temos que pensar grande e grandes ações exigem movimentações conjuntas. Temos que juntar o setor produtivo, o melhor da academia e o melhor do governo para promover o desenvolvimento da tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. Criar uma agenda em torno de interesses comuns. Estabelecer um centro global de empreendedorismo e tecnologia, um ecossistema pujante que ajude a desenvolver inovações que contribuem para o crescimento da geração de empregos, criação de riqueza e de uma economia vibrante baseada no conhecimento”.
Além da presidência, novos membros foram eleitos para a diretoria. Betina Giehl Zanetti Ramos, atual vice-presidente de Integração da ACATE e diretora do Grupo Temático Mulheres ACATE, assumirá a pasta de Relacionamento. Na vice-presidência de Integração, assume Cesar Griebeler, que exerce a direção do polo regional da ACATE de Blumenau, a BLUSOFT-ACATE. Tulio Duarte, diretor da Vertical Manufatura 4.0, também passa a integrar o quadro de vice-presidentes da entidade na área de Ecossistema.
Quatro diretores foram reeleitos em suas vice-presidências: Annalisa Blando Dal Zotto, de Finanças, Walmoli Gerber Jr, de Marketing, Moacir Marafon, de Talentos, e Henrique Bilbao, de Internacionalização. Após duas gestões como presidente, Iomani Engelmann assume uma cadeira do Conselho Deliberativo.
Conheça os membros da Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo eleitos:
Balanço de gestão e aprovação de contas
Os representantes das empresas associadas à ACATE votaram pela aprovação de contas referentes ao exercício do ano de 2023. A prestação dos demonstrativos financeiros da associação também foi aprovada anteriormente sem ressalvas pelo conselho fiscal e pela auditoria independente realizada pela empresa Mazars.
A Assembleia Geral marcou o lançamento do Relatório Anual de Atividades da Associação, que está disponível para acesso neste link e traz as realizações da ACATE no último ano com destaques, dados sobre os programas e as diversas ações dos polos regionais, eventos, formação de talentos, internacionalização e projetos.
A atual gestão também apresentou resultados de 2020 a 2024, período de exercício de dois mandatos do presidente Iomani Engelmann e dos vice-presidentes, Annalisa Blando Dal Zotto, de Finanças, Diego Brites Ramos, de Relacionamento, Moacir Antônio Marafon, de Talentos. Henrique Bilbao ocupou a vice-presidência de Marketing até 2022, quando foi eleito para a recém criada área de Internacionalização e foi sucedido por Walmoli Gerber Jr. De 2020 a 2022, Nelissa Gevaerd Colossi Branco e Arthur Medeiros Nunes foram sucedidos por Paula Espindola Lunardelli e Felipe Mandawalli, ambos eleitos em 2022 para as vice-presidências de Integração e Ecossistema, respectivamente. Em 2023, com a saída de Felipe Mandawalli, Betina Giehl Zanetti Ramos foi eleita para a área de Integração.
A gestão liderada por Iomani Engelmann teve entre os focos a consolidação da presença da entidade pelo estado através dos polos regionais, por exemplo, por meio da estruturação da governança das entidades locais parceiras. Além disso, buscou-se fomentar a formação de talentos com olhar para a crescente demanda de vagas de emprego abertas pelas empresas de tecnologia e reforço do portfólio de serviços para apoiar negócios com uma jornada segmentada de excelência.
Em meio aos destaques do balanço da gestão esteve o crescimento no número de negócios associados em mais de 600 empresas, chegando à marca de 1.700 associadas em 2023 – sendo os polos regionais representantes de 41% do total. A ACATE obteve outras conquistas, entre elas, a premiação como o melhor hub de Inovação no Startup Awards, em 2022, e o reconhecimento do MIDITEC entre as cinco melhores incubadoras do mundo pelo UBI Global, em 2023. Ambas as premiações foram recebidas pela Associação por três vezes em sua história.
Importantes projetos e parcerias também foram estabelecidas para apoiar as empresas do setor de tecnologia catarinense, como o plano de ação contra a COVID-19 e a criação do Fundo Garantidor ACATE (FGA) com o objetivo de apoiar negócios a superarem dificuldades em meio a pandemia com mentorias e acesso facilitado a crédito.
“O início da pandemia foi um momento de preocupação e as empresas precisavam de uma entidade pronta para acudir e acolher naquela situação. Mesmo com o fácil acesso a conhecimentos que empreendedores tinham à disposição, precisávamos estar juntos aos negócios para apoiar em aspectos de gestão, na saúde mental das pessoas e na implementação do trabalho remoto”, ressaltou Iomani Engelmann.
A ACATE também inaugurou dois Centros de Inovação em Chapecó em parceria com o polo regional DEATEC, além do espaço ACATE Experience em Florianópolis e o estabelecimento de uma sede no Canadá. Integrando habitats de inovação na capital catarinense, o projeto da Rede de Inovação Florianópolis desde 2018 formou um ambiente promotor do empreendedorismo inovador na cidade ao receber nos Centros de Inovação mais de 900 eventos e realizar mais de 300 horas de consultorias para startups.
Novos programas foram criados, como o Jornada Startups, realizado em parceria com o Sebrae Startups, e o BRDE Labs SC, promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e executado pela Associação. A entidade também constituiu projetos de inovação e transformação digital em colaboração com Sebrae em SC, no Pará e no Ceará, com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), CTG Brasil e Energisa.
Entre os programas de longa data da ACATE, o MIDITEC implementou sua metodologia premiada em outras 12 incubadoras espalhadas pelo estado, as quais compõem a Rede MIDITEC. O LinkLab apoiou 65 corporates em 450 desafios de inovação e o ACATE Startups promoveu acesso a benefícios para empresas em início de jornada, 74 capacitações e mais de 450 mentorias. As Verticais de Negócios atingiram a marca de 750 empresas aderidas e distribuídas em 11 núcleos segmentados. Os Grupos Temáticos Mulheres ACATE, de Internacionalização e de Investimentos fortaleceram as ações em sinergia com seus temas transversais.
Nos últimos anos, a entidade também intensificou ações com o objetivo de promover a internacionalização de empresas catarinenses através de parcerias com hubs de países da Europa, América do Sul, Norte e Ásia e missões internacionais para grandes eventos de tecnologia e inovação do mundo.
No relacionamento com o setor público no Brasil, a ACATE expandiu sua atuação como representante do setor de tecnologia com a participação em conselhos estaduais, municipais e de organizações, além de debates públicos sobre temas como a Reforma Tributária, a desoneração da folha de pagamento, defesa de ambientes favoráveis para a geração de negócios com baixos impostos e de infraestruturas para o desenvolvimento do setor, interlocução para criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em SC e reivindicações em eleições municipais estaduais e federais.
A atuação ao lado de organizações públicas, privadas e da sociedade civil também ampliou as iniciativas de formação de talentos que visam capacitar crianças, jovens e adultos. Desde 2021, mais de 34 mil pessoas passaram por programas de capacitação em tecnologia e tiveram oportunidades de conexões diretas com empresas do setor através de mentorias e contratações.
Os eventos da ACATE também mobilizaram milhares de pessoas entre 2020 e 2024. Em torno de 600 eventos foram realizados e somaram mais de 93 mil participantes. Entre as iniciativas está o Startup Summit, promovido em parceria com o Sebrae e que se consolida em Florianópolis como um dos maiores eventos de tecnologia e do ecossistema de startups do Brasil e da América Latina.
Alterações de dispositivos no Estatuto Social da ACATE
Os sócios representantes de empresas associadas à ACATE também deliberaram na Assembleia Geral sobre alterações de dispositivos no estatuto da Associação. Foram aprovados novos requisitos para candidatura e exercício da presidência da entidade.
Outra novidade do estatuto é a inclusão de uma modalidade de associação de investidores – enquanto pessoas físicas – que poderão fazer parte de programas da ACATE com foco em investimentos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.