ACATE encerra o ano com grandes conquistas
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) encerra o ano de 2012 com grandes conquistas para o setor tecnológico catarinense. Ao longo do ano, foram implementados programas e projetos que dinamizaram o mercado tecnológico e garantiram a continuidade ao destaque da tecnologia catarinense.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) encerra o ano de 2012 com grandes conquistas para o setor tecnológico catarinense. Ao longo do ano, foram implementados programas e projetos que dinamizaram o mercado tecnológico e garantiram a continuidade ao destaque da tecnologia catarinense. A Associação parabeniza todos os atores que, direta e indiretamente, contribuiram para estas conquistas e fizeram a indústria tecnológica catarinense superar o faturamento de R$ 1 bilhão, além de fechar grandes parcerias para o novo ano que inicia.
A retrospectiva positiva se deve a programas como o Geração Tec, que capacitou para o mercado de trabalho catarinense centenas de jovens, contribuindo para sanar a falta de mão de obra qualificada no setor. Para o próximo ano, os recursos já estão garantidos para a continuidade do programa. Outra conquista importante em 2012 foi a implantação do TecPrev – Plano de Previdência para as empresas de tecnologia. O objetivo do plano é atender à própria entidade e às empresas associadas e conveniadas, retendo talentos e estimulando funcionários.
O Planejamento Estratégico da entidade para 2013 foi outra importante realização. Elaborado durante os meses de agosto, setembro e outubro deste ano, foram realizadas 68 entrevistas para conhecer anseios de serviços e representação dos associados, expectativas dos colaboradores e caminhos que os diretores esperam que a associação tome.
A incubadora MIDI Tecnológico conquistou pela segunda vez o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, nesse ano na categoria “Melhor incubadora de empresas orientada ao desenvolvimento local e setorial”. A distinção foi concedida pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, com o apoio do Sebrae, durante o XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Além disso, a incubadora recebeu aporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) para ampliação da infraestrutura física do local. O projeto tem como objetivo viabilizar o novo espaço que a incubadora terá no parque tecnológico em construção na SC-401. O Floripa Tec Park contará com 14 mil m2 de área, divididos em duas torres com sete andares cada.
A verticalização de empresas de tecnologia, geridas pela ACATE, tem se mostrado uma importante ferramenta estratégica para competir no mercado. No final do ano de 2012 foram criadas as verticais de Manufatura e Cloud Computing, fortalecendo ainda mais as empresas desenvolvedoras de soluções para estas áreas.
Algumas empresas associadas à ACATE conquistaram em 2012 o Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense. Entre as empresas ganhadoras da homenagem estão as associadas UMWELT – Biotecnologia Ambiental, IS – Instituto Stela, SPS – Soluções para Soldagem, IEA – Instituto de Estudos Avançados e PIXEON Medical Systems.
Para fechar o ano, a ACATE promoveu um jantar de confraternização, no espaço Terraço Cacupé, com funcionários, colaboradores, parceiros e empresas, reunindo mais de 160 pessoas. Na ocasião, a nova diretoria, eleita neste ano, composta pelo presidente Guilherme Bernard; pelo vice-presidente Everton Gubert e pelo diretor financeiro, Daniel Leipnitz, agradeceu pelo espírito associativista das empresas e lançou as bases para o planejamento dos próximos anos de gestão. O evento também contou com a presença de autoridades e empresários de diferentes cidades do Estado.
Assista ao video da confraternização 2012 da ACATE
Patrocinadores Confraternização 2012