ACATE lança novas oportunidades para startups e investidores no 1º dia de Startup Summit
O Startup Summit 2024 começou nesta quarta-feira (14), no CentroSul, em Florianópolis (SC). Um dos maiores no segmento de tecnologia e inovação na América Latina, o evento realizado pelo Sebrae e a ACATE recebe até sexta-feira (16) mais de 10 mil pessoas e delegações internacionais de 12 países.
A abertura oficial desta 7ª edição do encontro anual celebrou o ecossistema de startups como o motor da inovação no Brasil, aspecto que também foi destaque do discurso do presidente da ACATE, Diego Ramos, ao dar as boas vindas para o público presente: “Acreditem no impacto das suas ações. Cada pequena inovação pode causar uma grande transformação. Desejo um evento repleto de insights e novas possibilidades para que cada um de nós saia do Startup Summit mais inspirado e preparado para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro reserva”, ressaltou.
Além do presidente da ACATE, também estiveram presentes na abertura representantes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, patrocinadoras do evento, e as seguintes autoridades: Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, Marcelo Fett, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e com participação virtual do vice presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Representando o Sebrae, participaram da cerimônia: Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedroso, presidente do Conselho Deliberativo Nacional, Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor-superintendente do Sebrae/SC, Renato Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do estado.
O 1º dia de Startup Summit movimentou os dez palcos no CentroSul. Entre as palestras de destaque, o cientista Silvio Meira abriu a programação da plenária, que foi encerrada pelo treinador Joel Jota. Nos demais palcos, foram apresentadas trilhas temáticas, entre elas, para os segmentos AgTech e Varejo, com curadoria das Verticais de Negócios da ACATE, e sobre inovação para grandes corporações, com oferecimento do programa LinkLab.
A feira de negócios também foi movimentada por conteúdos no estande da ACATE, espaço pelo qual passaram especialistas e atores do ecossistema em discussões sobre cibersegurança, transformação digital na construção civil, ESG, formação de talentos e desenvolvimento de startups. No Lounge Sebrae Delas, a Associação também esteve presente com a participação de integrantes do Grupo Temático Mulheres ACATE em talks e mentorias sobre temáticas relacionadas à diversidade e fortalecimento da presença feminina nas áreas de tecnologia e inovação.
Entre os destaques das ações da ACATE no 1º dia de Startup Summit estiveram oportunidades que foram lançadas ao ecossistema, como a edição de 2024 do processo seletivo da Rede MIDITEC de incubadoras e o novo programa ACATE Investidores.
Saiba mais sobre as oportunidades anunciadas durante o evento:
Processo Seletivo Rede MIDITEC: Inscrições abertas para startups
Além da abertura da edição de 2024 do Startup Summit, o dia 14 de agosto é a data de criação da incubadora MIDITEC há 26 anos. O programa da ACATE, mantido em parceria com o Sebrae Startups, celebrou o aniversário em meio ao evento com o lançamento do processo seletivo de startups para algumas das incubadoras que compõem a Rede MIDITEC. Empresas catarinenses de tecnologia nas fases de validação e operação podem se inscrever por meio deste link até o dia 15 de setembro.
A oportunidade de desenvolvimento de negócios está aberta para empreendedores das regiões de seis cidades de Santa Catarina e nas respectivas incubadoras da Rede MIDITEC: Florianópolis (MIDITEC); Blumenau (GENE); Brusque (CITI); Chapecó (INCTECh); Lages (Épsilon); Rio do Sul (GTEC). A rede também engloba uma incubadora temática, o SebraeHub, que selecionará GovTechs, as quais são startups com soluções voltadas para o setor público.
As startups aprovadas no processo seletivo terão acesso a capacitações, consultorias, networking e aproximação a investidores e mentores. Mais de 100 empreendedores e especialistas estarão à disposição para compartilhar experiências e conhecimentos em mentorias.
A jornada de desenvolvimento abrange acompanhamento especializado para avaliação periódica da evolução do negócio até que a empresa possa se graduar no prazo máximo de três anos. No período, a startup também terá acesso a mais de US$ 250 mil de benefícios em produtos e serviços.
Além das incubadoras com o processo seletivo aberto, a Rede MIDITEC é composta pelo total de 11 organizações que promovem o desenvolvimento de startups, abrangendo também as regiões de Joinville (Softville), Araranguá (ARATEC), Jaraguá do Sul (Novale) e Criciúma (Itec.In).
Nos 26 anos de história, o MIDITEC e a rede de incubadoras já apoiaram mais de 300 startups em Santa Catarina. O programa se consolidou no ecossistema estadual como uma iniciativa que forma empreendedores e garante longevidade às empresas. Entre os negócios graduados, destacam-se referências de mercado, como RD Station, Ahgora, JExperts, Prevision, Knewin, Pixeon e Asksuite.
Além da abertura do processo seletivo, painéis no estande da ACATE no Startup Summit debatem sobre como a incubação impacta no desenvolvimento de negócios. Martha Franciny Rodrigues, CEO da Guapeco, foi uma das painelistas na programação do 1º dia e relatou que a startup estar incubada no MIDITEC é um diferencial que contribui para o crescimento e a organização da empresa. “A incubadora nos ajudou a impulsionar o número de clientes. No início tínhamos cerca de 100 usuários e, hoje, temos mais dois mil”, afirmou Martha.
No próximo dia 16, último dia de Startup Summit, é a vez de Raphael Duarte, CFO da RD Station, abordar o case da empresa que se graduou na incubadora em Florianópolis e teve um crescimento exponencial, tornando-se referência no mercado de Marketing e Vendas no Brasil.
Para inscrever sua startup no processo seletivo da Rede MIDITEC, clique aqui.
ACATE Investidores: Nova oportunidade de investimentos em startups
Um novo programa com foco em investimentos foi lançado pela ACATE no 1º dia de Startup Summit 2024. O ACATE Investidores foi apresentado ao público presente no evento como uma nova oportunidade de conexão entre startups e investidores anjo, fundos de investimentos e corporações.
O presidente da ACATE, Diego Ramos, a vice-presidente de Finanças, Annalisa Blando, e Fabio Ferrari, responsável pela direção do ACATE Investidores, detalharam em painel que o programa consiste em uma comunidade de investimentos, possibilitando aos investidores a associação à entidade catarinense, além de uma assessoria especializada para investir de forma assertiva. Do outro lado, as startups poderão se inscrever em busca de investimentos, da aproximação com investidores e também para se preparar para a captação de recursos através de mentorias.
“Este programa visa conectar os players do mercado, atraindo capital para as startups que precisam de recursos em seus diferentes estágios de maturação e, da mesma forma, reunindo investidores que realizam investimentos nos diversos momentos das empresas”, explica Annalisa Blando, vice-presidente de Finanças da ACATE.
O novo programa da ACATE proporcionará aos investidores uma curadoria das startups que atendam às suas teses de investimento, com um banco de informações atualizadas sobre os negócios e uma ferramenta de Deal Flow para facilitar a conexão e garantir o sucesso do investimento.
“O Deal Flow é uma inteligência que vamos trabalhar juntamente com a experiência da ACATE de 38 anos de apoio ao desenvolvimento de negócios, trazendo a capacidade do hub de entender o momento das empresas. Ou seja, utilizaremos essa experiência para apoiar também os investidores a encontrarem as empresas que fazem sentido para eles investirem”, destaca o diretor do novo programa, Fabio Ferrari.
O relacionamento entre as empresas e investidores será realizado por meio de rodadas de investimentos trimestrais, encontros de networking e canais de comunicação.
A iniciativa ACATE Investidores substituirá, no portfólio de programas da Associação, o Grupo Temático (GT) de Investimentos e a Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA/SC). Dentre as ações já realizadas pelo GT e que serão continuadas, está o evento ACATE Pitch Day, o qual promove conteúdos sobre investimentos e a apresentação de pitches de startups aos investidores.
Uma edição do ACATE Pitch Day foi realizada logo após o lançamento oficial do programa no estande da Associação no Startup Summit com a participação de startups e investidores convidados.
O novo programa conta com a parceria da Dell Technologies como mantenedora. Para saber mais sobre o ACATE Investidores, clique aqui.
LinkLab OpenDay no Startup Summit
A manhã do 1º dia de Startup Summit teve início com oportunidades para startups, corporações privadas e instituições públicas em mais uma edição do LinkLab Open Day dentro do evento. A tradicional iniciativa do programa de inovação aberta da ACATE promoveu a conexão entre as organizações.
O encontro apresentou desafios de corporates que buscam soluções de empresas de tecnologia, possibilitando a geração de novos negócios. Na abertura do Open Day, Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, destacou a relevância do ecossistema de startups apoiar a jornada de inovação de corporações privadas e instituições públicas. “O LinkLab, enquanto um programa de inovação tem o papel de unir as pontas, conectando startups e mercado”.
Participaram do 1º dia do LinkLab Open Day as seguintes corporações privadas e instituições públicas: Grupo Panvel, Dell Technologies, Almeida Júnior, Fort Atacadista, Porto Itapoá, Grupo Energisa, ArcelorMittal, Caixa Econômica Federal, Finep, Reclame Aqui, Unifique, Vitru Educação, Renner, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Celesc, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC).
O Open Day segue nos próximos dois dias de Startup Summit em um momento exclusivo para startups selecionadas pelo Prêmio Sebrae Startups e corporates convidadas.
As ações da ACATE no Summit contam com o patrocínio da Silva, Santana & Teston Advogados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Previsc, Vitru, Decision/FGV, Softcon e Únilos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.