ACATE participa da Missão Ecossistemas de Inovação na Colômbia
A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) integra a comitiva que está em Medellín, na Colômbia, para participar da Missão Ecossistemas de Inovação. O evento realizado de 8 a 15 de outubro debate como o ecossistema de inovação pode transformar a realidade de uma cidade, tornando-as cidades inteligentes.
Walmoli Gerber Jr, vice-presidente de Marketing, e Natália Ferreira, gerente de Programas Estratégicos, representam a ACATE na missão. Ambos visitaram diferentes iniciativas na cidade, entre elas a Ruta N Medellín Corporation, distrito de inovação responsável pelo fomento das ações de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Medellín.
“Em Santa Catarina temos um ecossistema muito mais maduro, mas na Colômbia há um setor interligado para dentro das comunidades. Isso é importante para que os jovens percebam que o mercado de tecnologia é uma oportunidade de carreira, sustentável, bem remunerada e de qualidade de vida”, conta o vice-presidente de Marketing.
Nos dias de viagem, os participantes farão outras visitas técnicas ao ecossistema local, acompanhados de equipe especializada. Também farão networking com empresários internacionais e integração com atores do governo, empresários, acadêmicos e atores das comunidades, além de participarem das palestras com profissionais renomados na área.
Para Natália Ferreira, gerente de Programas Estratégicos, um dos pontos que chamou atenção é como a Ruta N promove a atração de atores e entidades que podem fomentar o ecossistema. O centro de inovação colombiano executa ainda o programa de incubação com apoio de entidades de todo o mundo. “Interessante como tudo é desenvolvido alinhado às prioridades da cidade e seguindo as diretrizes da Ruta N. O setor tecnológico promove ações que atraem atores para fomentar os projetos, além de desenvolver capacidades internamente e atua também como conector desses atores com a cidade. Em Santa Catarina fazemos muito, porém acredito que podemos pensar ainda mais em uma agenda para daqui a 20, 30 anos de forma integrada e voltada às prioridades das cidades”, conclui.
Visita focada em inovação
O pesquisador social e gestor de políticas públicas, Santiago Uribe, é o anfitrião na cidade. Com mais de 20 anos de experiência na concepção e gestão de programas e projetos de desenvolvimento, Santiago está conduzindo os participantes da missão nos principais pilares da construção de Medellín focada em inovação.
No time de palestrantes, está o empresário Daniel Leipnitz, presidente do Sapiens Parque e um dos coordenadores do Movimento Floripa Sustentável. Ele falará sobre a iniciativa privada como pilar na estruturação do pacto. Participarão também do evento, como palestrantes, o engenheiro de telecomunicações e doutor em ecossistemas de inovação Josep Miguel Piqué, o contador com extensa atuação em empresas de tecnologia na gestão de projetos e pessoas Adécio Luciani, e a jornalista Cassia Liandra Carvalho.
A Missão Medellín é organizada pelo Cidade Inovadora, plataforma que impulsiona cidades a transformarem sua área de inovação. Floripa Sustentável, Wise, Estação Via do Conhecimento e Cinco Tecnologia também apoiam a viagem.