ACATE realiza evento em parceria com o Governo Britânico sobre oportunidades de expansão internacional na indústria tech
O Grupo de Internacionalização da ACATE, que possui o propósito de contribuir com o fortalecimento das empresas de tecnologia catarinenses no cenário global, promoveu na última quarta-feira, 11 de maio, o evento: “Internacionalização ACATE Convida – Embaixada do Reino Unido”.
O evento abordou as oportunidades de expansão internacional e a relevância do mercado britânico para o ecossistema de inovação de tecnologia. Estiveram presentes no evento: Melanie Hopkins, embaixadora interina do Governo Britânico no Brasil, Michael Delaney, Cônsul Honorário Britânico em Santa Catarina. A programação contou com palestras de Julia Koch e Cristiano Andrade, do time de investimentos/internacionalização do Governo Britânico no Brasil.
Henrique Bilbao, vice-presidente de marketing e diretor do GT de Internacionalização da ACATE, declarou que o evento proporcionou conexão entre pessoas que procuram saber mais sobre o mercado do Reino Unido, “temos empresas que querem expandir para este país, e que puderam trocar ideias com especialistas e também com o corpo diplomático, como o cônsul e a embaixadora interina”, completa, “foi possível descobrir quais os passos para chegar lá, e qual o padrão exigido pelo Reino Unido para receber modelos de negócios.” O fomento ao processo de internacionalização e expansão ganha destaque com a implementação da vice-presidência de internacionalização na gestão de 2022-2024, com eleição a ser realizada no dia 17 de Maio.
Atualmente, o Reino Unido concentra o maior número de unicórnios na Europa, tornando-se um mercado atrativo para a inovação tecnológica, com grande infraestrutura e incentivos fiscais e tributários para empreender. O Ministério do Comércio Internacional do Governo Britânico possibilita suporte gratuito e confidencial a empresas e investidores brasileiros que querem estabelecer negócios no Reino Unido: “A partir desse suporte, as empresas podem receber pesquisas estratégicas de mercado, apoio para realizar parcerias com o ecossistema local, além de suporte para as questões burocráticas”, pontua Julia Koch, business development manager no time de Investimentos do Governo Britânico no Brasil.
O encontro também possibilitou tirar dúvidas com os representantes do time de investimentos e comercial.