ACATE realiza eventos de TI com apoio do CNPq
Desde o início do ano, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promove eventos regionais de Tecnologia e Inovação. A iniciativa conta com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após a associação catarinense ser aprovada em edital para a realização dos eventos científicos.
Desde o início do ano, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promove eventos regionais de Tecnologia e Inovação. A iniciativa conta com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após a associação catarinense ser aprovada em edital para a realização dos eventos científicos.
Os eventos tem como objetivo promover e estimular a consciência inovadora nas empresas catarinenses que atuam no setor tecnológico, almejando elevar o nível de competitividade e incentivando o crescimento das empresas de forma sustentável. Workshops e palestras são promovidos mensalmente. Todos os eventos são realizados no prédio da ACATE, em Florianópolis.
Empresários, dirigentes, profissionais de departamentos de inovação, engenharia e desenvolvimento de produtos e processos, assim como pesquisadores que lecionam ou trabalham em instituições de Ciência e Tecnologia integram o público-alvo atingido pela ação. Três eventos já foram realizados. Cerca de 110 pessoas participaram das atividades.
“Os resultados alcançados até o momento foram ótimos e estamos satisfeitos pelo interesse das empresas catarinenses que promovem inovação. As propostas dos cursos, bem como suas execuções, foram bem aceitas”, explica Jamile Sabatini Marques, diretora-executiva da ACATE e coordenadora do projeto.
Os cursos
Nos dias 17 e 18 de março foi ministrado o curso Gestão da Inovação. Trinta e cinco pessoas participaram do evento, que abordou aspectos como os tipos e graus de inovação, o que é uma organização inovadora e modelos e estratégias de inovação, além de repensar modelos de gestão com foco em inovação e aplicar o conteúdo no desenvolvimento de um projeto para alavancar a competitividade e competência nas organizações. O curso teve duração de 16 horas.
Em abril a iniciativa abriu espaço para a realização de workshops. O primeiro deles, a Oficina de Projetos para o Edital Subvenção 2010, foi realizada no dia 12 de abril, e teve como objetivo capacitar os participantes para estruturarem projetos para inscrição no edital Subvenção Econômica. Exercícios e dinâmicas, embasados nos resultados dos editais realizados desde 2006, foram oferecidos. Cerca de 45 pessoas participaram da atividade.
Já no dia 13 foi oferecido o curso “Como financiar produtos e serviços”. A proposta foi apresentar as diferentes formas de financiamento disponíveis no Brasil para lançamento de um produto. Os cerca de 30 participantes puderam conhecer os editais de financiamento e as várias fases do processo: pesquisa, elaboração do projeto, critérios de avaliação, financiamento e incentivo ao desenvolvimento tecnológico à fase de comercialização.
Até o final do primeiro semestre deste ano novos cursos serão realizados e divulgados pela associação. As vagas e datas de realização das ações serão informadas em sites específicos dos eventos e também no site da ACATE, pelos quais os interessados poderão se inscrever. Serão oferecidas 70 vagas para cada tema abordado. Novidades sobre a programação, bem como valores e formas de inscrição também serão divulgadas por meio de cartazes em universidades, parques tecnológicos, incubadoras e entidades ligadas ao setor tecnológico.
Assessoria de Imprensa da ACATE