ACATE recebe Embratur em Florianópolis para promover aproximação de inovações ao setor de turismo
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu a visita de diretores da Embratur ao CIA Primavera, em Florianópolis, na tarde de sexta-feira (21). O encontro foi realizado em meio ao período de inscrições de empresas de tecnologia para o programa desenvolvido pela agência brasileira de promoção internacional do turismo, em parceria com a ACATE, e que visa melhorar a experiência de turistas estrangeiros em aeroportos do Brasil.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, e a coordenadora do Grupo de Trabalho de Turismo da Vertical Smart Cities, Jucelha Carvalho, recepcionaram o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd. Na ocasião, os representantes da agência conheceram o Centro de Inovação e o ecossistema catarinense. Além disso, foram estreitadas as relações sobre as atividades que visam melhorar a experiência nos portões de entrada do país e, também, sobre possíveis futuras parcerias de continuidade às conexões entre o setor de tecnologia e o turismo brasileiro.
Silvio Kotujansky, ressaltou a relevância da aproximação entre a ACATE e a Embratur: “Estamos muito empolgados com a parceria no programa para melhorar a experiência do turista internacional em todos os nossos aeroportos. E vamos utilizar o que temos de melhor: um ecossistema de inovação muito robusto. Vamos ajudar o Brasil a receber melhor os turistas e também dar oportunidades a empreendedores de inovação do país para que possam escalar negócios a nível nacional”.
O presidente da Embratur complementou sobre o papel das tecnologias para o turismo, que já promovem transformações em todo o mundo: “Sempre falamos que o turismo é uma solução para a economia brasileira, para geração de emprego e renda. Mas no turismo também precisamos de soluções, as quais certamente virão da inovação e da tecnologia”, destacou. O diretor de Gestão e Inovação agência brasileira de promoção internacional do turismo acrescenta que a escolha da ACATE para promover a parceria faz parte de uma estratégia de diversificação de contatos com os ecossistemas de inovação do país.
Brazilian Welcome Challenge e desafios abertos a inscrições
O programa “Brazilian Welcome Challenge” está na reta final das inscrições de propostas de soluções inovadoras para desafios da cadeia turística na recepção de visitantes internacionais. Empresas de tecnologia podem se cadastrar até o dia 05 de julho por meio deste link.
A iniciativa realizada pela parceria entre as instituições elenca 17 desafios idealizados pelo braço de inovação da Embratur, o EmbraturLAB, e divulgados ao ecossistema por meio do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE. As soluções de tecnologia propostas devem atender a provocações como: fornecer abrigos adequados para os pets durante as viagens, dar informações em tempo real aos viajantes internacionais, estimular turistas a consumirem produtos locais e a visitarem destinos nacionais quando houver conexão entre voos, automatizar processos com o intuito de otimizar o manuseio de bagagens, entre outras. A lista completa de desafios está disponível em edital.
O “Brazilian Welcome Challenge” abre às empresas a oportunidade de aplicarem seus produtos ou serviços no contexto de turismo internacional, com potencial de replicação em todos os aeroportos brasileiros que recebem voos de outros países. Além disso, as duas finalistas do desafio serão premiadas com o valor de R$ 50 mil reais e poderão executar Prova de Conceito.
Saiba mais e inscreva-se para o desafio Brazilian Welcome Challenge.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.