ACATE recebe visita do Consulado Geral da Índia
O Consulado Geral da Índia veio a Santa Catarina, na última quinta-feira, 7 de outubro de 2021, com o objetivo de entender a dinâmica do ecossistema de tecnologia local. A visita se deu no Centro de Inovação ACATE Primavera, localizado no bairro Saco Grande, em Florianópolis. Na ocasião, foram apresentadas oportunidades de cooperação e aproximação entre os dois países.
O Cônsul-Geral da Índia em São Paulo, Sr. Amit Kumar Mishra e a assessora da instituição, Emanuelle de Nadal Luz, chegaram à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) juntamente com Fernando A. Raupp, Secretário Executivo de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina, e o assessor estadual Jorge Alexandre Filho. O grupo conheceu o funcionamento da organização e foi apresentado à estrutura física do CIA Primavera, acompanhado pelo Vice-Presidente de Marketing, Henrique Bilbao, e membros da equipe de Integração, Roberta Machado e Kainan Gomes.
Logo de início, foram discutidos programas estratégicos da ACATE, como o MIDITEC, as Verticais de Negócios e o LinkLab. O último chamou bastante atenção do representante indiano, pelo seu modelo de inovação aberta, capaz de conectar corporates com startups e impactar de forma significativa ambas as partes. O Sr. Amit Kumar Mishra identificou, entre as participantes do programa, a transnacional WEG, uma das maiores empresas brasileiras instaladas na Índia.
Outra descoberta, também inesperada pelo Cônsul, o surpreendeu positivamente. Recém-associada à ACATE, a empresa Zoho Corporation, de base indiana, se instalou há pouco tempo no prédio do CIA Primavera, reforçando a proximidade de negócios entre as duas nações.
“As tratativas entre a ACATE, o Consulado da Índia e o Governo catarinense se mostraram totalmente alinhadas, pois problemas de um país podem ter soluções assertivas em outro”, comenta Henrique Bilbao. “O Sr. Amit nos relatou as oportunidades e dinâmicas do ecossistema indiano, um país muito populoso e que gera diversas formas de negócio. Existem várias empresas e instituições de lá, no âmbito tecnológico, que buscam investir em empresas e startups do Brasil. Ao mesmo tempo, mostramos a ele que uma das deficiências do nosso mercado é a falta de desenvolvedores para as empresas do estado, algo que poderia ser suprido com parcerias internacionais e interestaduais”.
No Observatório ACATE, os visitantes puderam analisar os principais dados e estratégias institucionais da ACATE ao longo da sua história. O Vice-Presidente Henrique conta que essa demonstração permitiu que o grupo entendesse como o ecossistema catarinense conseguiu ser referência no cenário de empreendedorismo e inovação brasileiro, abrindo espaço para ideias de colaborações entre os dois países.
“Enquanto organização, temos uma meta clara de apresentar nossos associados para o mundo. Essa expansão internacional traz muito valor para a ACATE. Em vez de o Cônsul visitar empresa por empresa, aqui em Santa Catarina, ele reconheceu nosso trabalho e veio ao lugar que serve de ponte entre esses negócios. Tínhamos a informação de que ele precisava para conhecer o ecossistema. Encontros como esses propiciam novas conexões e mostram que nossas portas estão abertas para os demais países ao redor do mundo”, finaliza Bilbao.
>> Deseja conhecer os Centros de Inovação espalhados por Florianópolis? Agende aqui sua visita.