ACATE se reúne com DEATEC para discutir ações e projetos de fortalecimento do polo regional de Chapecó
Iomani Engelmann, presidente da ACATE, e Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo da associação, realizaram visita ao Polo ACATE/DEATEC, de Chapecó, e ao ecossistema de inovação da região Oeste de Santa Catarina, nos últimos dias 8 e 9 de setembro. A ação incluiu encontro com o presidente da DEATEC, Darlan Segalin, e integrantes da diretoria da instituição para discutir os desafios do setor de tecnologia da região e de todo o estado, além de promover projetos de integração e fortalecimento do ecossistema.
A reunião de trabalho, na quarta-feira (08), foi realizada no Centro de Inovação ACATE/DEATEC (CIAD), inaugurado em novembro de 2020, que concentra a sede administrativa do polo e de diversas empresas associadas. O encontro teve como pauta a criação de mais um centro de inovação, o CIAD Downtown, com ampla estrutura para abrigar ações, projetos e, também, para mais empresas se tornarem residentes junto a atores de referência em tecnologia e empreendedorismo.
O presidente do polo ACATE/DEATEC ressalta a importância deste novo ambiente de inovação: “O CIAD foi o primeiro Centro de Inovação ACATE fora do litoral de Santa Catarina e o seu espaço destinado à residência de empresas está 100% ocupado. O novo Centro de Inovação será uma forma de ampliarmos a nossa conexão com mais negócios. E para construir essa história contamos com o apoio essencial da ACATE”, finaliza Segalin.
Outro assunto discutido foi a formação de talentos para a tecnologia, com a finalidade de solucionar o desafio da falta profissionais qualificados para as empresas, além da realização de eventos para o ecossistema regional. A ACATE também se colocou à disposição do polo para auxiliar na redução do Imposto sobre Serviço (ISS) junto à Prefeitura Municipal de Chapecó.
Durante o encontro, o diretor executivo da ACATE destacou a representatividade de Chapecó e região para o empreendedorismo e o setor de tecnologia. “O oeste catarinense apresenta um crescimento diferenciado. Chapecó é uma cidade que não para e a tecnologia precisa desse movimento pulsante”, afirma Sant’Ana. O presidente da ACATE se mostrou impressionado com a força da região, seus empreendedores e ideias inovadoras. Engelmann apontou que o município é um celeiro de grandes projetos para o desenvolvimento de negócios.
A visita se estendeu na quinta-feira (09), com passagem pelo Pollen Parque Científico e Tecnológico, que integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação. Este espaço reúne diversos atores do ecossistema do Oeste de Santa Catarina, entre eles a incubadora Inctech da Unochapecó, instituição de ensino localizada ao lado do parque. O projeto de incubação está se integrando à Rede MIDITEC, programa estratégico da ACATE de atuação no desenvolvimento de startups, que em 2021 está se expandindo por todo o estado.
A Unochapecó também promove outros programas relacionados à tecnologia e empreendedorismo, como a conexão de estudantes às empresas e fundo de investimentos. Além disso, a instituição de ensino tem parceria com o ACATE/DEATEC no projeto Escalade, que oferece ambientes para que negócios produzam inovação, com o propósito de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de bens e serviços com base em necessidades de clientes e empresas.