ACATE tem contas do exercício de 2020 aprovadas por unanimidade em assembleia
Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na quinta-feira (27), representantes de empresas associadas à ACATE aprovaram por unanimidade as contas do exercício da associação em 2020. A prestação de contas também foi aprovada sem ressalvas pelo conselho fiscal da entidade e pela auditoria independente realizada pela empresa Mazars. Durante a assembleia, foi realizado também o lançamento do Relatório Anual de Atividades, que reúne as principais realizações da associação durante o ano e as demonstrações financeiras. Além das contas, os associados aprovaram que o superávit fosse incorporado ao patrimônio social.
A AGO foi apresentada pelo diretor executivo, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, e teve a participação de vice-presidentes, conselheiros, diretores, associados e colaboradores da ACATE. Ao início da assembleia, foram destacadas as principais atividades do ano de 2020, como o Plano de Ação Covid-19, que ofereceu apoio de diversas formas às empresas associadas durante a pandemia. Outra iniciativa destacada foi o ACATE Tech Report, estudo anual que traz um diagnóstico do setor de tecnologia de Santa Catarina e, nesta última edição, revelou que as empresas associadas correspondem a 67,9% do faturamento do setor no estado.
Em 2020, a ACATE também realizou atividades voltadas para o desenvolvimento dos polos presentes em todas as regiões de Santa Catarina. Com isso, obteve-se o aumento em 90% do número de empresas associadas por meio dos polos regionais espalhados pelo estado e foi inaugurado o Centro de Inovação ACATE/DEATEC, em Chapecó, o primeiro fora da Grande Florianópolis.
Os programas estratégicos e benefícios também registraram crescimento em 2020. O LinkLab teve um aumento de 117% no número de startups participantes, chegando ao total de 589 empresas que puderam apresentar suas soluções para os mais de 150 desafios propostos pelas corporates. O MIDITEC chegou a 169 startups incubadas desde o início do programa e as Verticais de Negócios alcançaram a marca de mais de 300 empresas aderidas. Entre os benefícios, o Fundo Garantidor ACATE liberou mais de 3,9 milhões de reais por meio de linhas de créditos que beneficiaram 36 empresas.
No ano de 2020, a ACATE obteve conquistas como o posicionamento entre os vinte melhores ecossistemas, no Ranking 100 Open Startups, e também ter ficado entre os três melhores hubs de inovação no Startup Awards, prêmio promovido pela ABStartups.
Para mais informações sobre as realizações e as demonstrações financeiras da ACATE, acesse o Relatório de Atividades de 2020.