Accenture anuncia compra da Pollux, de Joinville (SC), que fornece soluções de robótica para indústria
A Accenture, multinacional líder em consultoria de gestão, TI e outsourcing, divulgou nesta segunda-feira (01.03) a aquisição da Pollux, empresa brasileira que desenvolve soluções de robótica industrial e tem sede em Joinville (SC). A aquisição, de acordo com a gigante global, tem como objetivo expandir o portfólio da Accenture a clientes nas indústrias de bens de consumo, farmacêutica e automotiva e os valores não foram divulgados. Esta é a primeira aquisição da empresa de um provedor de soluções de robótica industrial.
A Pollux, fundada em 1996 pelo engenheiro José Rizzo Hahn Filho, está sediada no Perini Business Park e atua com soluções de projeto e implantação de linhas de montagem funcionais que incluem robôs, hardware e software. Além disso, também oferece serviços de análise visual, robôs móveis autônomos e robôs como um serviço para lojas e depósitos.
Nos últimos dois anos, a empresa consolidou sua atuação fora do país, com negócios em 12 países e unidades nos Estados Unidos, México, Canadá e Equador – ao todo, já implantou mais de mil projetos de automação e indústria 4.0 no continente. Segundo comunicado da Accenture, os 290 profissionais da Pollux passam a fazer parte do grupo Industry X, que incorpora inteligência para administração de plantas industriais.
“A automação e a colaboração homem e máquina estão transformando digitalmente as operações de manufatura e cadeia de suprimentos para serem mais flexíveis, resilientes, sustentáveis e seguras, e para atender melhor às demandas em constante mudança dos clientes”, resume o líder global da Accenture Industry X, Nigel Stacey.
CONEXÃO HOMEM E MÁQUINA PARA TRANSFORMAR MANUFATURA E LOGÍSTICA
“Como parte da Industry X, podemos oferecer a transformação completa dos processos de manufatura e logística. Combinar inovações de TI com automação industrial pode permitir novos modelos de negócios poderosos. Um exemplo: a compra de um consumidor em casa imediatamente poderia acionar o próximo movimento de um robô em uma fábrica do outro lado do planeta”, avalia Rizzo, que também preside a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), entidade com sede em Joinville.
A necessidade de transformação digital da indústria – acelerado com o cenário da pandemia – fez a Pollux crescer mais de 300% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior – e mais da metade destes novos negócios foi para clientes internacionais.
Para a Accenture, a expertise da empresa brasileira vai complementar os serviços de consultoria de indústria e TI com uso de inteligência aplicada. “Essa combinação nos permitirá fornecer cadeia de suprimentos e orquestração de operações em tempo real com funções de manufatura flexíveis para nossos clientes”, afirmou em comunicado o líder da Accenture Industry X na América Latina, Renato Improta.
*Fonte da matéria: SC Inova