Ações em TI devem ser alinhadas aos processos empresariais
Rogério Lacerda, diretor executivo da New Sight Consultoria, avalia que parte dessa inteligência de negócios se perdeu e muitas organizações não fazem uma análise crítica de por que os sistemas de TI tr
Rogério Lacerda, diretor executivo da New Sight Consultoria, avalia que parte dessa inteligência de negócios se perdeu e muitas organizações não fazem uma análise crítica de por que os sistemas de TI trabalham. A falta desse diagnóstico pode dificultar o processo criativo e busca de melhorias contínuas. “Costumo dizer aos meus clientes que com a tecnologia tudo é possível. A questão é usá-la de forma que agregue valor.”
Em sua avaliação, a resposta para um desempenho excelente das empresas está também nos processos de negócios e não somente na tecnologia. Os processos de negócios são os objetivos, ou seja, o “quê” empresarial. Já a tecnologia deve definir o “como” em um empreendimento.
De acordo com Lacerda, a TI é um investimento que cada vez mais está na agenda dos executivos, que buscam diferenciais competitivos em relação à concorrência. Porém, ele ressalta que “a utilização de softwares deve ser acompanhada de uma análise dos processos organizacionais para identificar as metas de curto, médio e longo prazo e procurar formas de aperfeiçoar o desempenho da empresa de forma sustentável.”
Na visão do consultor, sem essa visão estratégica, as ações táticas e operacionais tomam conta da empresa, o que acarreta em “um desalinhamento” entre o que o negócio precisa e o que está sendo investido. Ele cita como exemplo a má utilização da TI atualmente, em que se dá muita importância para concluir os projetos das empresas dentro do prazo e custo, mas não há o mesmo empenho para a seleção dos projetos que trarão de fato o retorno que a empresa espera.
“No mundo atual deve-se ter em conta que os sistemas de informações são interligados, dentro e fora da organização. Uma organização que não atenta para esse fato, pode ter dificuldades em lidar com mudanças de forma ágil e inovadora, pois os investimentos e prazos com integrações desses sistemas podem trazer sérias repercussões às organizações”, salienta.
Lacerda sugere que os executivos de negócios e de TI passem a entender um sistema de informações como parte de um sistema maior, que deve ser integrado e alinhado com os objetivos de negócios da organização.
New Sight
A New Sight Consultoria oferece serviços especializados que ajudam as organizações a alinharem suas iniciativas em Tecnologia da Informação (TI) aos objetivos estratégicos de negócios. Desta forma, a empresa coloca à disposição de seus clientes os serviços de gerenciamento de processos de negócios (BPM, sigla em inglês), de arquitetura de software (SOA, sigla em inglês) e de gerenciamento de projetos.
A New Sight está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora de empresas mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Mais informações, pelo site www.newsight.com.br.