ACT Sistemas participa do evento final do Projeto RYME em Madrid
A ACT Sistemas, que desenvolve sistemas de gerenciamento de negócios, é uma das três empresas brasileiras selecionadas pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para participar, nos dias 9 e 10, do evento final do Projeto RYME, em Madri, Espanha.
A ACT Sistemas, que desenvolve sistemas de gerenciamento de negócios, é uma das três empresas brasileiras selecionadas pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para participar, nos dias 9 e 10, do evento final do Projeto RYME, em Madri, Espanha. O projeto pretende fortalecer o ecossistema em torno das empresas inovadoras em segmentos como TIC, biotecnologia e sustentabilidade, promovendo o encontro entre organizações de Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Brasil. No evento, a incubada do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, participará de palestras e workshops para discutir temas como cooperação, internacionalização, empreendedorismo e inovação.
A empresa foi selecionada com o projeto SmokeShot, um sistema para fiscalizar o índice da emissão de fumaça preta através da tecnologia de visão computacional. A tecnologia utiliza a metodologia da Escala de Ringelmann, usada em todo o mundo para medir a emissão da fumaça preta de motores a diesel e de chaminés industriais. Com a captura, medição e transferência dos dados realizados por software, é possível fiscalizar e monitorar os emissores de fumaça preta de forma rápida e eficiente, podendo ainda fiscalizar um número maior de veículos e chaminés. O SmokeShot atende dois métodos de fiscalização: Veicular e Estacionário.
Para o analista de sistemas da ACT Sistemas, Gianfranco Brasil, o resultado está diretamente relacionado às seções de consultoria com a VEC e de coaching com a IDECH, feitas por meio de incubação com o MIDI Tecnológico. "A oportunidade será fundamental para firmar parcerias, mas sobretudo, para trocar experiências e conhecer casos de sucesso de internacionalização. Precisamos conhecer as dificuldades que poderão surgir e como contorná-las. O evento será importante também para conhecer metodologias, formas de acessar investimento e como fazer a gestão do risco”. Dentre as empresas selecionadas, a ACT Sistemas também foi selecionada, junto com outras nove empresas internacionais, para realizar um pitch no evento.
O RYME, desenvolvido em parceria com o Instituto Pedro Nunes de Portugal, apoia-se em uma plataforma informática destinada ao compartilhamento de informações sobre as empresas participantes e para auxiliar no estabelecimento de relações comerciais. O projeto será encerrado em 31 de dezembro de 2014.