Agtech catarinense AGSAFE revoluciona ao implementar sustentabilidade e práticas ESG na aplicação de agrotóxicos no país
A AGSAFE startup fundada em 2020 com sede em Florianópolis anunciou recentemente o lançamento da sua tecnologia, atuando principalmente na implementação de práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) afim de garantir sustentabilidade na aplicação de agroquímicos.
A aplicação irregular de agrotóxicos por produtores rurais tem causados dados ambientais, sociais e econômicos. Segundo a Repórter Brasil e a Agência Pública, a deriva de agrotóxicos foi responsável pela morte de 400 milhões de abelhas no Rio Grande do Sul, 50 milhões em Santa Catarina, 45 milhões no Mato Grosso do Sul e 7 milhões em São Paulo entre o Natal de 2018 e fevereiro de 2019. Cabe destacar que diversos casos de intoxicação de pessoas e animais por agrotóxicos também foram relatados em 2020 pela mídia nacional.
Para o desenvolvimento da tecnologia o cofundador e CEO da startup, Maicon Romera, decidiu ir a campo e levantar pontos reais relativos aos produtores rurais que contabilizaram prejuízos advindos da aplicação irregular de agrotóxicos, bem como, produtores rurais que consideram a aplicação como ferramenta importante para elevar a produtividade no campo.
“Não tem como conhecer a realidade sem sair da cadeira, temos que bater de porta em porta e ouvir tudo que tem de ser dito, não tem como ponderar ou julgar aquilo que na maioria das vezes vem de longe cheio de ruído, distorcido, exagerado ou omitido. Visualizar de perto o impacto sofrido foi fundamental para desenvolvimento e implementação da tecnologia AGSAFE, diz Maicon Romera, cofundador e CEO.
As soluções tecnológicas desenvolvidas pela agtech está alinhada com 10 dos 17 objetivos para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), além de ser uma excelente ferramenta para a implementação de práticas ESG por empresas químicas e produtores rurais.
Um levantamento da Unearthed com a Public Eye apontou que o Brasil é o país que mais compra agrotóxicos no mundo, apenas em 2018 o mercado de agroquímicos movimentou um total estimado em US$ 3,3 bilhões (R$ 14,5 bilhões).Os produtos são usados principalmente para o cultivo de soja, milho e algodão.
A tecnologia AGSAFE já foi apresentada para entes governamentais, empresas privadas e até mesmo para organismos internacionais, a expectativa da startup associada é ampliar e disseminar práticas sustentáveis a fim de possibilitar um ambiente agrícola harmônico, seguro e sustentável.