AgTech Day apresenta seis soluções disruptivas para o segmento do agronegócio
Na última segunda-feira, 13 de novembro, aconteceu a 3ª edição do AgTech Day, evento realizado pela Vertical Agtech da ACATE, de forma online. O evento patrocinado pela Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina) e a Ocesc (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina), reuniu mais de 150 participantes para prestigiar a apresentação de seis soluções criadas por startups e por acadêmicos da área agropecuária.
As inovações foram apresentadas por meio de pitches de 5 minutos e foram avaliadas por uma banca de especialistas e investidores, constituída por Rodrigo Pimenta, head de Seleção de Startups da Ventiur Smart Capital; Daniel Trento do Nascimento, assessor da diretoria-executiva de Negócios da Embrapa; Fabio Ferrari, diretor do GT de investimentos da ACATE; e Felipe Romano, da SP Ventures. As soluções foram distribuídas conforme as categorias “dentro da porteira” e “fora da porteira”, para startups, e na categoria geral para os ICTs, as quais serão classificadas pelo pesquisador ou empreendedor no momento da inscrição.
A primeira solução apresentada foi a do projeto Agromillora, uma ICT desenvolvida na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) que estudou o enriquecimento genético de morangueiros. A outra ICT que apresentou suas soluções foi a Reacqua, projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que visa a limpeza da água através da energia solar.
Visando soluções “fora da porteira”, a primeira startup a apresentar sua solução foi a Raeasy, uma plataforma especializada no produtor rural focada em vendas. A segunda foi a Agrocibus Fertilizantes, empresa que desenvolveu um fertilizante foliar composto por mais de 25 macro e micronutrientes. As soluções “dentro da porteira” foram representadas pela Agroforestry Carbon, que visa a compensação de emissão de carbono, e a Nanoscoping, que desenvolve e comercializa ativos à base de nanotecnologia verde para vários segmentos.
Para conferir as apresentações dos negócios na íntegra, clique aqui!
O Secretário de Estado de Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, também prestigiou o evento e salientou a importância de cada uma das soluções e como elas poderiam ser aplicadas no estado. “Sabemos que a ACATE tem mais de 40 startups associadas voltadas apenas para o agronegócio, e eu gostaria de conhecer todas. E com certeza, hoje, nossa prioridade é levar toda essa tecnologia para o cliente final: o agricultor, que ainda precisa aprender a operar essas inovações”, salientou o Secretário e propondo o desafio para as jovens mentes presentes no evento.
As pesquisas e soluções vencedoras do evento serão expostas no principal evento da Vertical, o AgTech Summit (que acontece em janeiro de 2024), e contarão ainda com uma premiação em dinheiro e troféus para as selecionadas.
Vertical AgTech ACATE
A Vertical Agtech é composta por mais de 40 empresas de tecnologia que atuam em um dos setores mais dinâmicos da economia nacional: as Agrotechs, que desenvolvem e comercializam soluções para o segmento do agronegócios nas áreas de agropecuária, agricultura, silvicultura e pescado, oferecem sistemas (softwares e hardwares) que auxiliam na gestão e produtividade de propriedades rurais, aumentam o controle de qualidade de produtos, apoiam iniciativas junto a produtores familiares e ajudam a tornar o campo um ambiente propício à inovação e tecnologia.
É uma empresa de tecnologia para agronegócios? Saiba mais e participe da Vertical.