Apesar da crise, empresas ainda vão investir em inovação
Segundo a pesquisa, que reuniu 95 empresas de diversos portes e setores, das quais 32 responderam o questionário, mesmo as empresas de grande porte manterão ou aumentarão seus volumes de investimentos em P,D&I neste ano em relação ao ano passado. Com faturamento superior a R$ 60 milhões por ano, elas foram as mais afetadas pela crise devido, possivelmente, à queda de suas exportações. Mesmo assim, declararam que devem manter seus projetos e investir um maior volume de recursos em P,D&I neste ano que em 2008.
Outra constatação do estudo foi que 69% das empresas consultadas pretendem manter suas equipes de P,D&I neste ano igual ou maior que as do ano passado, apesar de 47% informarem que reduzirão seus números de colaboradores em outras áreas.
“Esses dados indicam que a crise está exigindo capacidade de adaptação das empresas a uma nova realidade, que também as leva a rever suas posições em relação a outros temas, como o meio ambiente. E, no nosso entendimento, elas estão apostando na inovação de valor e sustentabilidade como solução para essa nova ordem, passando a questionar, por exemplo, como um determinado produto irá atender às necessidades do consumidor e o que será feito dele terminada sua vida útil”, avalia Mario Barra, diretor e coordenador do comitê técnico da Anpei.
O especialista aponta os setores ligados à infra-estrutura, como água e saneamento, energia, alimentação e moradia, como os novos mercados emergentes que mais demandarão o desenvolvimento de soluções criativas por parte das empresas inovadoras.
ANPEI