Aplicativo auxilia imobiliárias nas vistorias de entrada e saída de imóveis para locação
Entre as cláusulas de contratos de locação de imóveis, uma das que mais se destaca diz que o inquilino deve devolver o imóvel alugado para o proprietário da mesma forma que o encontrou no início do contrato. Para comprovar essa correspondência, as imobiliáras realizam vistorias de entrada e saída, processos que devem ser realizados com minúcia para evitar divergências entre locatários e donos dos imóveis e que, consequentemente, costumam levar tempo.
Entre as cláusulas de contratos de locação de imóveis, uma das que mais se destaca diz que o inquilino deve devolver o imóvel alugado para o proprietário da mesma forma que o encontrou no início do contrato. Para comprovar essa correspondência, as imobiliáras realizam vistorias de entrada e saída, processos que devem ser realizados com minúcia para evitar divergências entre locatários e donos dos imóveis e que, consequentemente, costumam levar tempo. Com o objetivo de agilizar as vistorias e reduzir os custos destas etapas, a nKey lançou o VistoriaSimples.
A solução funciona em tablets iOS (iPad) e Android e já foi implantada em imobiliárias da Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul e São Paulo. Segundo o diretor de criação da empresa, Jonatan Hartmann Matschulat, a demanda surgiu da imobiliária Ibagy. “Em 2012, eles adotaram uma primeira versão do sistema, que era focado no processo de saída do inquilino. Agora estamos lançando uma nova versão, que abrange as etapas de saída e entrada”, conta. Para Jonatan, o grande diferencial está na eliminação da etapa de passar as informações colhidas durante a vistoria para o computador, para confecção do relatório. Com o aplicativo, o laudo é gerado na hora e já pode ser enviado ao cliente e à imobiliária.
Segundo o diretor, de modo geral, os vistoriadores precisam ir até a imobiliária para saber as vistorias que precisam realizar e, ao final do dia, retornar para levar as informações coletadas, o que pode implicar em atrasos e custos com deslocamentos. “Nossa missão é fazer com que as imobiliárias percebam que o trabalho pode ser feito de uma forma muito mais ágil e eficiente, com menos estresse e desperdício de recursos. Priorizamos o desenvolvimento de um produto fácil de usar e flexível, que garanta também a segurança das informações”, destaca. Para a empresa incubada, um dos maiores desafios está em mudar um processo consolidado. “Muitas vezes, as imobiliárias já se conformaram com os problemas e conflitos que acontecem no dia a dia”, explica.
Sobre a nKey
A nKey (www.nkey.com.br), localizada em Florianópolis (SC), atua há quatro anos com design e desenvolvimento de aplicativos móveis. Iniciou seu processo de incubação no MIDI Tecnológico em 2012, como residente e, atualmente, é incubada virtual. A incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae, foi eleita, em 2008 e 2012, a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, da Anprotec.