Apoio da FINEP leva empresa catarinense à internacionalização
A empresa catarinense especializada no desenvolvimento de softwares para medição remota e gestão de energia para companhias do setor no Brasil e na América Latina, concluiu o projeto “Plataforma para gestão inteligente da medição nas redes elétricas de distribuição”, aparelhagem que mede o volume e indicadores de qualidade da energia que trafega em cada ponto onde existe um equipamento instalado.
A empresa catarinense especializada no desenvolvimento de softwares para medição remota e gestão de energia para companhias do setor no Brasil e na América Latina, concluiu o projeto “Plataforma para gestão inteligente da medição nas redes elétricas de distribuição”, aparelhagem que mede o volume e indicadores de qualidade da energia que trafega em cada ponto onde existe um equipamento instalado. Desenvolvida em um ano e meio, com apoio do programa Pappe Subvenção-SC, que conta com aporte financeiro da FINEP, Sebrae/SC e Fapesc, a Plataforma possibilitou fechar negócio com a mais importante distribuidora de energia da Colômbia, a Codensa.
A nova tecnologia é capaz de gerenciar milhares de equipamentos de medição, disponibilizando informações críticas para diversas áreas. O objetivo é que as equipes de medição, planejamento e operação das redes de distribuição ganhem eficiência e confiabilidade com processos automatizados, passando a concentrar esforços nas tarefas decisórias e analíticas. Com base na informação consolidada, os usuários de cada área podem extrair as informações que desejam em tempo real. Por exemplo, é possível saber facilmente o balanço da energia (toda a energia que entrou por diversos pontos, menos toda a energia que saiu) em determinado trecho da rede de distribuição, identificando volumes de perdas de energia.
“A Plataforma inova por oferecer um ponto central de acesso às informações, pelo alto nível de automação no fluxo de trabalho, e por trabalhar as informações em tempo real, característica comum nos sistemas de operação, mas raro nas atividades de planejamento e análise”, afirma Danilo Barbosa, diretor da Way2 Technology.
Além das distribuidoras, a plataforma tem aplicações no mercado de geração e transmissão de energia e está sendo comercializado no Brasil e na América Latina, com foco nos mercados chileno e colombiano, impulsionando o processo de internacionalização da Way2. “Agora, com o projeto em andamento, estamos investindo em criar uma referência no mercado Latino Americano. Trouxemos um engenheiro colombiano para treinamento durante seis meses em Florianópolis e estamos planejando o crescimento da empresa neste mercado”, explica Danilo.