Associada AQTech aumenta 15 vezes o faturamento em quatro anos
O mercado de tecnologia se transforma constantemente e, para ter sucesso nele, é fundamental seguir desenvolvendo soluções que acompanhem essas mudanças.
Foi com essa mentalidade que, em 2017, a AQTech, empresa associada à ACATE e que desenvolve ferramentas para monitoramento e diagnóstico de ativos dos setores de energia hidráulica e eólica, começou sua escalada de crescimento.
Investindo em pesquisa e desenvolvimento a empresa viu seu faturamento saltar de R$ 1,5 milhão em 2016 para R$ 23 milhões no último ano.
Conforme as tecnologias de Machine Learning, Industrial Internet of Things (IIoT ) e Big Data foram surgindo, a empresa foi se especializando em utilizá-las em seus produtos.
Exemplo disso são os contratos de desenvolvimento de tecnologia de Machine Learning estabelecidos com o Laboratório de Integração de Software e Hardware da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A parceria empresa-universidade para a AQTech é uma realidade, totalizando mais de R$ 100 mil investidos na universidade, e agregando tecnologia de ponta em soluções nacionais.
Segundo o CEO da empresa, Sylvio Ramos Filho, o investimento em inovação foi tão acertado porque considera também outro ponto fundamental: as transformações no mercado de energia:
“Mais que uma tendência, o uso de fontes renováveis para geração de energia, por exemplo, é uma necessidade. Por isso, na AQTech nós passamos a estudar essa frente e desenvolvemos uma vertical que atende às necessidades da geração de energia verde, como é o caso da energia eólica, e isso já nos trouxe impactos positivos no crescimento da empresa”.
Atualmente, as soluções estão presentes em oito países e atendem mais de 80 cliente.
“Além de oferecer uma solução de excelência, nós oferecemos um serviço de apoio e suporte que é muito importante para que nossos clientes usem os dados gerados pela ferramenta da melhor forma. Por isso, nós investimos em ter profissionais qualificados para atender qualquer dúvida ou necessidade dos clientes que fazem uso da nossa solução”, destaca o empresário.
Para atender a esse crescimento na demanda de suporte, a empresa também expandiu o número de colaboradores, saindo de 7 pessoas em 2017 para 40 neste ano.
*Fonte: Economia SC