Associadas à ACATE são aprovadas em programa de aceleração da Shell
As startups Horus Smart Detections e Atlas Power, associadas à ACATE, são duas das dez brasileiras selecionadas para o programa global de aceleração da Shell em parceria com Startup Bootcamp, o Shell StartUp Engine. A partir da aprovação, as empresas participarão de cursos, conexões e mentorias por um período de quatro meses.
Ao todo, mais de 120 empresas se inscreveram no programa, que possui foco em startups em estágio inicial a médio de maturidade e atuantes nas temáticas: circularidade do plástico, acesso a novas energias e cidades inteligentes.
A Horus possui sete anos de atuação no mercado de tecnologia e fornece soluções de digitalização e monitoramento de ativos extensos por meio de drones, robôs, satélites, sensores estacionários, software e sistemas de inteligência artificial. A empresa, em setembro de 2021, recebeu o prêmio Connected Smart Cities, por uma tecnologia de combate ao desmatamento e construções irregulares na capital catarinense.
O cofundador e CEO da Horus, Fabricio Hertz, destaca que de acordo com o crescimento anual da empresa, estima-se que em 2021 a startup cresça pelo menos 70%. “O mercado foi se mostrando sedento a demandas muito mais amplas e que demandam tecnologias inteligentes, ágeis e seguras na coleta e tratamento dos dados. É isso que pretendemos desenvolver em parceria com a Shell neste projeto”, afirma Hertz.
A startup já participou de outros programas nacionais de aceleração, como do InovAtiva e da Darwin Startups. Além de ter sido incubada pela Celta, incubadora da Fundação CERTI. A Horus também já captou mais de R$ 9 milhões em subvenções e fundos de investimento, entre eles SP Ventures, Cventures e equity crowdfunding.
A Atlas Power atua no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade elétrica e energia renovável. Entre os serviços da startup estão projetos de engenharia e consultoria para armazenamento de energia em baterias de lítio e suas formas de carregamento.
Em 2019, a empresa participou do StartLab, programa estratégico da ACATE realizado no CIA Sapiens e voltado para à inovação, conexão e impulsionamento de negócios. A Atlas Power também é participante da Vertical de Negócios Energia, o cluster de empresas do setor tecnológico e atuantes no segmento energético. Além disso, também foi acelerada pelo programa do InovAtiva Brasil e incubada do Sinapse da Inovação.
*Com informações de SC Inova.