Associados ACATE elegem nova gestão e aprovam contas do exercício de 2021 da entidade
A ACATE realizou nesta terça-feira (17) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de apreciação de contas do exercício de 2021 e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleição da gestão 2022/2024. As assembleias tiveram a participação de representantes de empresas associadas à ACATE, que aprovaram a prestação de contas e elegeram os integrantes da diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal da associação.
Durante a AGO, foram trazidas as principais ações da gestão da ACATE durante o mandato no período de 2020 a 2022. Também foi lançado o Relatório de Atividades 2021 e apresentadas as demonstrações financeiras no exercício do ano. As contas da associação foram aprovadas anteriormente sem ressalvas pelo conselho fiscal e pela auditoria independente realizada pela empresa Mazars. Na assembleia, a aprovação de contas pelos representantes das associadas também foi unânime.
Na sequência, os representantes das empresas associadas elegeram os membros da gestão da ACATE, que exercerão mandato de 2022 a 2024, que assumirá a partir de 1º de junho. O atual presidente da associação, Iomani Engelmann, foi reeleito, assim como os vice-presidentes de Finanças, Annalisa Blando Dal Zotto, de Relacionamento, Diego Brites Ramos, e de Talentos, Moacir Antônio Marafon. Os membros Walmoli Gerber Jr., Felipe Mandawalli e Paula Espindola Lunardelli ocuparão as vice-presidências de Marketing, Integração e Ecossistema, respectivamente. Entre as novidades do corpo diretivo está a vice-presidência de Internacionalização, incorporada ao estatuto via assembleia em abril deste ano, que será exercida por Henrique Bilbao, ex-vice-presidente de Marketing da ACATE.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, destaca os projetos e ações que serão prioritárias em seu segundo mandato. “Iremos dar continuidade a todo o trabalho conjunto que temos feito em prol do ecossistema de inovação catarinense. Como definido em nosso planejamento estratégico para os próximos anos, iremos focar, principalmente, na jornada das empresas associadas, na formação de profissionais para o setor e na sustentabilidade dos polos regionais. Sabemos do potencial que Santa Catarina tem na área de tecnologia, então nosso papel é buscar parcerias e apoiar empreendedores para alavancar ainda mais o setor”, destaca Engelmann.
O conselho deliberativo da ACATE teve a entrada de novos membros para a gestão 2022-2024. São eles: Marcio Jacson dos Santos, um dos representantes das empresas consideradas “Growth” e integrante do polo regional da ACATE em Joinville; e Nelissa Gevaerd Colossi Branco, empresária do polo regional de Lages, ex-VP de Integração e uma das representantes de startups. Os outros 11 conselheiros foram reeleitos, assim como os três conselheiros fiscais efetivos e os dois suplentes.
Atividades da ACATE em 2021
A ACATE, em 2021, chegou a marca de 1442 empresas associadas, o que representou um aumento de 30% em relação a 2020. No último ano, a associação também expandiu sua participação estadual por meio de novos espaços físicos, como os centros de inovação CIAD One e CIAD Downtown, em Chapecó.
Entre as parcerias realizadas pela ACATE, destacam-se novos projetos com o Sebrae, como a expansão da metodologia do programa MIDITEC para seis incubadoras catarinenses e a primeira edição do Jornada Startups, que apoiou o desenvolvimento de 140 empresas.
Em 2021, foram ampliados os benefícios que os associados têm acesso, entre eles as linhas de crédito disponibilizadas via Fundo Garantidor ACATE. Com o propósito de impulsionar o ecossistema, a ACATE também apoiou 11 projetos de formação de talentos visando atender a alta demanda de vagas em empresas de tecnologia. As iniciativas de capacitação impactaram mais de 5 mil pessoas, desde o despertar para a tecnologia até a profissionalização.
O presidente da ACATE aponta que os resultados obtidos em 2021 foram frutos de uma intensificação dos esforços para apoiar o setor de tecnologia catarinense. “Estamos empenhados em ter um estado de inovação, não apenas regiões isoladas. Santa Catarina é referência nacional e para muitas regiões do mundo como um ecossistema completo e inovador”, ressalta Engelmann.
Para saber mais sobre as principais ações da ACATE em 2021, acesse o Relatório de Atividades 2021 da associação.
Conheça os membros da gestão 2022-2024 da ACATE
Diretoria
Presidente Iomani Engelmann Gomes: Sócio-fundador e diretor de Marketing e novos negócios da Pixeon, Iomani é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de estar na presidência da ACATE desde 2020, o empresário já ocupou o cargo de vice-presidente de Negócios da associação entre os anos de 2016 e 2018.
Vice-presidente de Finanças Annalisa Blando Dal Zotto: Fundadora e CEO da ParMais Gestão Patrimonial, Annalisa é formada em Administração de Empresas pela Unisul, com MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em planejamento financeiro pessoal. Reeleita VP de Finanças, a empresária também é head de Educação Financeira do Grupo 2TM, conselheira de Administração da Librelato Implementos Rodoviários, líder do Núcleo de Florianópolis do Grupo Mulheres do Brasil e Conselheira Fiscal do Social Good Brasil.
Vice-presidente de Marketing Walmoli Gerber Jr.: Diretor executivo da Empresa BrasilRad, Walmoli é formado em física pela UFSC. Atualmente é diretor da Vertical Saúde da ACATE e integra o Comitê Temático de Tecnologia e Inovação (CCBRALUX), o Conselho HL7 Brasil e a Câmara da Saúde da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Vice-presidente de Integração Felipe Mandawalli: CEO e Co-fundador da Mettzer, Felipe é formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano, em Administração de Empresas (B.B.A) – Tecnologia da informação e possui MBA em Digital Business pela USP/ESALQ. O executivo é diretor da Vertical de Educação da ACATE e conselheiro em empresas de tecnologia. Com 14 anos de atuação nas áreas de marketing, negócios, gestão e inovação, Felipe é professor, mentor, facilitador e avaliador em programas de inovação, e também é criador da metodologia PMF Canvas.
Vice-presidente de Relacionamento Diego Brites Ramos: Sócio e diretor Geral da Teltec Solutions com formação em Engenharia Elétrica pela UFSC. Diego é vice-presidente de Relacionamento da ACATE desde 2020, exerce a direção da Vertical de Smart Cities e é membro do Conselho Consultivo Científico, Tecnológico e de Inovação do Sapiens Parque S.A.
Vice-presidente de Ecossistema Paula Espindola Lunardelli: Fundadora e CEO da empresa Prevision é formada em Engenheira Civil e mestranda em Construção Civil pela UFSC, com MBA em Negócios Imobiliários e da Construção Civil pela FGV. Paula é a atual diretora da Vertical Construtech da ACATE e possui experiência de 15 anos em planejamento e gestão de obras e negócios imobiliários.
Vice-presidente de Talentos Moacir Antonio Marafon: Sócio-fundador e presidente do Conselho da Softplan, Marafon é formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Planejamento Econômico e em Ciência da Computação pela UFSC. Vice-presidente de Talentos desde de 2020, o empresário possui representação nos conselhos de Administração da Fundação Dom Cabral (FDC), de Educação do município de Florianópolis, Superior da ACIF, de Unidade do Centro Tecnológico da UFSC, Consultivo do Sapiens Parque, Estratégico da Fundação Unisul e de outras empresas privadas. Marafon possui mais de 30 anos no setor de tecnologia da informação e já atuou em várias vertentes do ramo empresarial, como a presidência do Sindicato das Empresas de TI da Grande Florianópolis, vice-presidência da Federação Nacional de Empresas de Informática e conselheiro da Fundação CERTI.
Vice-presidente de Internacionalização Henrique Marcos Fava Bilbao: CEO da empresa EZOK.AI, Henrique é formado em Ciência da Computação pela FURB e pós-graduado em DataScience pela Unisul. Ex-VP de Marketing da ACATE, o executivo possui 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas sob medida e 15 anos em certificações Apple e FileMaker e 4 IBM.
Conselho Fiscal
Efetivos: Sergio de Lima Viola, Marcos Luiz Marchezan, Guilherme Domingos Ferla Junior
Suplentes: David Mauricio Escobar Gomez, Maristela Franco Paes Leme Pinheiro
Conselho Deliberativo
03 membros, sendo ex-presidentes ou ex-vice-presidentes da ACATE: Daniel dos Santos Leipnitz, Alexandre d‘Avila da Cunha, Rui Luiz Gonçalves
02 membros representantes de empresas consideradas Startups: Darlan Segalin, Nelissa Gevaerd Colossi Branco
02 membros representantes de empresas consideradas “Scale”: Thiago Alexandre Vailati e Fábio Beal
02 membros representantes de empresas consideradas “Growth”: Marcio Jacson dos Santos e André Krummenauer
03 membros representantes de empresa considerada “Média ou Grande”: Edenir Silva, Claudio Roberto Grando e Guilherme Figueiredo Lopes
01 membro representante de qualquer empresa associada que se enquadre na categoria de Fundadora, Benemérita ou Contribuinte (independente): Fernanda Maria Barreto Bornhausen