Atende.Net reduz custos de implantação de software
O desenvolvimento de programas em cloud computing, armazenados na nuvem da internet, trouxeram um avanço para empresas de todos os setores, principalmente, na redução de custos, além de aumento da eficiência e da segurança. No Brasil, a IPM é referência em softwares para gestão pública em nuvem. Foram mais de R$ 15 milhões investidos no Atende.Net, sistema pioneiro aplicado em centenas de prefeituras e outros órgãos públicos de todo o país.
O desenvolvimento de programas em cloud computing, armazenados na nuvem da internet, trouxeram um avanço para empresas de todos os setores, principalmente, na redução de custos, além de aumento da eficiência e da segurança. No Brasil, a IPM é referência em softwares para gestão pública em nuvem. Foram mais de R$ 15 milhões investidos no Atende.Net, sistema pioneiro aplicado em centenas de prefeituras e outros órgãos públicos de todo o país. O programa pode ser acessado por meio de rede sem fio, pela internet, com tablets e celulares.
Por ser em cloud computing, a grande vantagem do Atende.Net, da IPM, é que dispensa o investimento em infraestrutura, servidores e softwares básicos por parte dos órgãos públicos, gerando economia. Não é mais preciso, por exemplo, gastar recursos com grandes computadores para armazenamento de dados, assim como cabeamento, anti-virus, e softwares para segurança. Todas as informações são hospedadas em nuvem, em um datacenter da IPM, com padrão de segurança internacional.
No mercado de sistemas de gestão, é comum encontrar programas com tecnologia desktop, que exige das empresas e dos órgãos públicos um forte investimento em hardware – infraestrutura de servidores. Isso porque todo o programa é armazenado em computador próprio, o que limita a utilização, além de colocar em risco as informações, guardadas em uma estrutura local. Se esse equipamento for roubado, ou ocorrer um incêndio, por exemplo, todos os dados estarão perdidos, o que não acontece com o software de gestão em nuvem.
O sistema web também é mais atrativo porque não precisa ser instalado em um computador. Segundo Cleber Nardelli, coordenador do Setor de Tecnologia e Pesquisa da IPM, o sistema web é multiplataforma, ou seja, pode ser acessado pela internet em qualquer navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Mozzila Firefox, Opera, entre outros). “Como a entrada no software de gestão é feita pela rede, as prefeituras, podem optar por sistemas operacionais mais leves, estáveis e sem custo de licença, como o Linux. Empresas que adotam soluções em cloud computing tem uma redução de infraestrutura de TI em até 50%”, complementa Nardelli.
Uma única base de dados
Um problema comum entre as empresas é a utilização de softwares de gestão paralelos, que não se comunicam. Enquanto o Financeiro e a Contabilidade utilizam um, o Recursos Humanos outro. O Atende.Net engloba todas as áreas dos órgãos públicos e integra o banco de dados. Com isso, a precisão das informações é maior, e permite a obtenção de relatórios com exatidão, sem erros. No Atende.Net, essa tecnologia é chamada de cadastro único.
Um software de gestão em desktop também tem um custo de manutenção maior, pois as atualizações devem ser feitas localmente. Em muitos casos, é preciso que o uso do programa seja interrompido no período da atualização. Em outros, é preciso que se disponibilize o banco de dados da empresa fornecedora do software para ajustes, quando o município não pode utilizá-lo. No Atente.Net, ao contrário, toda a atualização é online e automática, sem a necessidade de interrupção dos serviços, nem deslocamento de pessoal.