BNDES abre linha de crédito para aquisição de produtos e processos inovadores
O ciclo de desenvolvimento e aplicação de uma solução ou produto inovador é longo. Desde a concepção até a produção, são exigidos esforços intelectuais e financeiros importantes. Muitas vezes, a falta de condições econômicas não permite que sejam adquiridas inovações que as companhias melhorem seus produtos e processos.
O ciclo de desenvolvimento e aplicação de uma solução ou produto inovador é longo. Desde a concepção até a produção, são exigidos esforços intelectuais e financeiros importantes. Muitas vezes, a falta de condições econômicas não permite que sejam adquiridas inovações que as companhias melhorem seus produtos e processos. Entretanto, uma nova modalidade de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BNDES Soluções Tecnológicas, foi lançada exatamente para este tipo de operação.
O financiamento terá como foco a comercialização de tecnologias que já se encontrem disponíveis para a aplicação imediata. A linha de crédito, portanto, não servirá para custear a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Os recursos oriundos do BNDES Soluções Tecnológicas pode ser utilizado para bancar o serviço de aplicação ou customização da tecnologia – a ser prestado por mão de obra especializada e obrigatório para efetivar o fornecimento de qualquer solução –, além de itens como testes, ensaios, certificações, modificações de layout para melhoria do processo organizacional, treinamentos para o usuário final da tecnologia, entre outros.
O empréstimo será composto pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1,5% mais 0,1% de custo de intermediação financeira, para micro, pequenas e médias empresas. Para empresas médias-grandes e médias, a taxa é TJLP mais 1,2% mais 0,5% de intermediação financeira. O prazo total máximo será de 60 meses, incluídos 24 meses de carência. A participação máxima do BNDES é de 70% dos itens financiáveis para MPMEs e de 50% para médias-grandes e grandes empresas.
“Com o novo produto, o banco pretende aumentar a taxa de inovação das empresas brasileiras, estimular o mercado nacional de desenvolvimento de tecnologias, aumentar a competitividade das empresas brasileiras demandantes de tecnologia, principalmente as MPMEs, e alinhar as práticas dos fornecedores de soluções tecnológicas às necessidades estratégicas do mercado”, diz trecho do comunicado do BNDES.
A modalidade de financiamento está em fase de credenciamento de fornecedores. Podem se inscrever entes públicos e privados, além de empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e no Registro Público de Empresas Mercantis, incluindo empresas de base tecnológica, instituições de ensino superior, organizações sem fins lucrativos e institutos e centros de tecnologia.
Para mais informações, acesse o portal do BNDES Soluções Tecnológicas: www.bndes.gov.br/soluçõestecnologicas.
Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do BNDES