BNDES e FINEP abrem editais que beneficiam empresas e instituições tecnológicas
A abertura recente de dois editais promete facilitar o recebimento de recursos para projetos, pesquisa e para empresas que trabalhem com inovação. Seguem os editais:
A abertura recente de dois editais promete facilitar o recebimento de recursos para projetos, pesquisa e para empresas que trabalhem com inovação. Seguem os editais:
BNDES Funtec
Tem o objetivo de aportar recursos não reembolsáveis em até 90% do valor total dos projetos de inovação de Instituições Tecnológicas (IT) públicas ou privadas sem fins lucrativos. Empresas de direito privado também poderão receber recursos desde que exerçam atividades econômicas diretamente ligadas ao escopo do projeto. As parcerias entre Instituições Tecnológicas e empresas são bem vistas, pois em conjunto, conseguem acelerar a introdução de inovações no mercado.
Poderão ser apoiados projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação direcionados aos seguintes focos: Energia; Meio Ambiente; Eletrônica; Novos Materiais; Química; Veículos Elétricos, Híbridos e a Pilha-Combustível.
Confira abaixo o prazo para encaminhamento de pedidos de apoio:
Próximas reuniões/comitês de análise de projetos:
Reunião: 06 de junho de 2013
Reunião: 22 de setembro de 2013
Para mais informações, acesse a página do BNDES Funtec: http://migre.me/dFZfx
Inova Empresa
O novo plano de inovação tecnológica foi lançado nesta semana pelo governo federal, com o objetivo de elevar a produtividade e a competividade das empresas brasileiras.
Veja a apresentação do Plano feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp: http://migre.me/dGOsH
Já como parte do plano Inova Empresa, a FINEP lançou quatro editais com um total de R$ 144 milhões em recursos de subvenção econômica, isso é, não reembolsáveis, para empresas de qualquer porte com projetos de inovação. Os interessados devem mandar suas propostas até o mês de maio, conforme o cronograma específico de cada edital.
Confira abaixo às áreas e seus respectivos editais:
– Nanotecnologia: http://migre.me/dGOEN
– Produtos Obtidos por Processos Biotecnológicos: http://migre.me/dGOyL
– Construção Sustentável e Saneamento Ambiental: http://migre.me/dGOAS
– Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): http://migre.me/dGOL1