Bootcamp inicia atividades da 3ª edição do programa Creative Startups da Anprotec e da Samsung
Nos últimos dias 7, 8 e 9 de fevereiro aconteceu, na sede da Samsung em São Paulo – SP e no espaço de co-working CO.W Berrini, também na capital paulista, o BootCamp, evento que marcou o início do processo de aceleração das 13 startups selecionadas pela Samsung para participarem do Programa Creative Startups para a sua 3ª rodada.
Nos últimos dias 7, 8 e 9 de fevereiro aconteceu, na sede da Samsung em São Paulo – SP e no espaço de co-working CO.W Berrini, também na capital paulista, o BootCamp, evento que marcou o início do processo de aceleração das 13 startups selecionadas pela Samsung para participarem do Programa Creative Startups para a sua 3ª rodada.
O evento é uma parceria entre a Samsung, a Anprotec, a Embrapa e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), que reuniu empreendedores de startups e incubadoras selecionadas para a terceira edição do Programa, além de lideranças do governo.
O primeiro dia foi dedicado a um balanço das edições anteriores do programa. Os dois seguintes foram de atividades práticas para as incubadoras e startups. O dia 8 de fevereiro foi dedicado a treinamentos de novos modelos de negócio, mentorias, metodologia de design thinking, dentre outras atividades para as startups. Já as incubadoras tiveram acesso a toda metodologia do programa e puderam entender os problemas e desafios de suas respectivas startups.
“O BootCamp tem uma importância muito grande para as startups”, mencionou o coordenador nacional do programa Creative Startups na área de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Paulo Quirino. “É um momento em que as startups têm de, junto com outros empreendedores e empresários, dividir um pouco de conhecimento”, completou.
“Sobre design thinking, por exemplo, a mentoria foi dada pela equipe da Samsung, ou seja, nós pegamos um departamento que trabalha com isso para a empresa e criamos uma metodologia voltada para startups, que inclusive foi um case na última Conferência da Anprotec”, contou o coordenador.
Um dos participantes, Douglas Souza, da startup Teia Labs, do Rio Grande do Sul, contou que o programa tem sido um grande aprendizado. “Todos os eventos foram excelentes, as pessoas da Anprotec e da Samsung têm nos ajudado muito. Pudemos trocar várias ideias durante as mentorias e isso terá um impacto bastante grande em nosso negócio e em nossa carreira como empreendedores”, relatou.
“Um ponto positivo dessa rodada é que o programa está ficando cada vez mais encorpado, percebi mais mentores dedicando mais tempo às startups”, constatou Júlia Muller, da RAIAR, Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS.
No último dia, 9 de fevereiro, as startups e incubadoras tiveram acesso aos indicadores KPIs do programa, treinamentos de mídia, de controle financeiro e de prestação de contas com base na Lei da Informática.
“As startups também fizeram uma apresentação mostrando o quanto absorveram nesses dias, com toda carga de treinamento e mentoria que tiveram acesso, além do choque de realidade que receberam dos mentores presentes”, apontou Luís Gustavo Peles, gestor de projetos da Anprotec.
No encerramento do Bootcamp, foram transmitidos os próximos passos da rodada, que agora entra no processo de aceleração.
Sobre o programa e a abertura solene da 3ª edição
O Programa Creative Startups é resultado de uma parceria firmada em 2015 entre a Samsung, a Anprotec e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), e tem como objetivo identificar, selecionar e oferecer suporte a empreendimentos inovadores em áreas de interesse da Samsung.
Apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) amparado pela Lei de Informática, o Creative Startups, que já recebeu mais de 700 propostas de negócios inovadores, oferece suporte aos empreendimentos selecionados através de treinamos, capacitação, mentorias, acesso a tecnologias Samsung e financiamento para desenvolvimento de produto.
Quanto às novidades da 3ª rodada, além da parceria com a Embrapa, que estimula projetos inovadores também na área de agricultura digital, foi firmada uma parceria com aceleradoras de startups para aumentar a cooperação e a conexão com o mercado.
No primeiro dia, 7 de fevereiro, o encontro contou com a presença do presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, do vice-presidente de marketing e assuntos corporativos da Samsung América Latina, Mário Laffitte, do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, do Secretário de Política de Informática do MCTIC, Thiago Camargo, do chefe adjunto de P&D da Embrapa, Giampaolo Pellegrino, e da diretora de relações governamentais da Samsung Research Center Brazil, Simone Scholze.