Brasil integra projeto internacional iKNOW
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) foi nomeado representante no Brasil do Projeto iKNOW – Interconectando Conhecimento. O Projeto iKNOW é financiado pela Comissão Europeia e integra uma série de iniciativas para fomentar a prospecção e a formulação de políticas proativas para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas de alta incerteza.
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) foi nomeado representante no Brasil do Projeto iKNOW – Interconectando Conhecimento. O Projeto iKNOW é financiado pela Comissão Europeia e integra uma série de iniciativas para fomentar a prospecção e a formulação de políticas proativas para a pesquisa e desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas de alta incerteza. Como representante institucional do projeto no país, o Centro compartilhará o uso dos conhecimentos e plataformas oferecidos por ele.
Nessa linha, a parceria com o CGEE tornará possível contextualizar os resultados dos estudos temáticos do Centro em áreas como saúde, energia, agricultura, meio ambiente, transportes, ciências sociais e humanas, entre outros.
O iKNOW analisa situações com pouca probabilidade, mas cujo impacto seria alto para todo o mundo, como terremotos e tsunamis. Estes eventos são denominados Wild Cards (cartas-coringas). Há também os Weak Signals (sinais fracos), que se caracterizam por contextos observados que servem como avisos para as probabilidades desses eventos futuros, como o aumento da automedicação e o elevado número de inundações na Europa e América Latina.
Consulta à comunidade científica
Recentemente o iKNOW lançou uma pesquisa internacional Delphi 2.0, que fornece uma retroalimentação fundamental para os wild cards e weak signals de um grande banco de dados disponível para os membros do projeto. Representantes da comunidade científica podem responder a consulta e a expectativa é que especialistas brasileiros participem para a identificação desses eventos em temas diferentes e de relevância para o Brasil e a América Latina.
Para ser membro do iKNOW e participar da pesquisa, o interessado deverá se registrar no link (clique aqui) e seguir os passos indicados.
O projeto conta a participação ativa de oito grupos de pesquisa em cinco países – Reino Unido, Finlândia, República Checa, Alemanha e Israel – e cerca de 800 membros em mais de 60 países. Para conhecer o projeto, acesse o site www.iknowfutures.eu.
Assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia