BRy apresenta artigo em congresso de informática em saúde
A BRy Tecnologia vai apresentar no XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, realizado em Santos, entre 7 e 10 de dezembro, um artigo técnico sobre a implantação da certificação digital em nuvem na Prefeitura de Vitória, Espírito Santo. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBSIS) é voltado para especialistas em TI, estudantes e gestores públicos e privados que buscam conhecimentos na área.
A BRy Tecnologia vai apresentar no XIV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, realizado em Santos, entre 7 e 10 de dezembro, um artigo técnico sobre a implantação da certificação digital em nuvem na Prefeitura de Vitória, Espírito Santo. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBSIS) é voltado para especialistas em TI, estudantes e gestores públicos e privados que buscam conhecimentos na área. A BRy submeteu o artigo à organização do congresso, com uma roupagem mais científica da experiência resultante do trabalho na prefeitura da cidade.
O sistema de cerfificação digital BRy KMS, implantado no órgão, permite a assinatura digital em todos os processos do prontuário eletrônico que envolvem o atendimento à saúde da população, eliminando o uso de papel e gerando economia de recursos ao município, além de garantir a validade jurídica dos documentos. A tecnologia faz parte da Rede Bem Estar (RBE), que integra os diferentes estabelecimentos de saúde do município e profissionais de diversas categorias e especialidades, como médicos, psicólogos, dentistas e enfermeiros.
Por meio do prontuário eletrônico, as informações dos pacientes são armazenadas em um único sistema e compartilhadas de forma virtual entre todas as unidades de saúde. Segundo o diretor técnico da BRy, Jeandré Monteiro Sutil, o artigo é o fechamento de uma iniciativa de sucesso. “A solução se integrou perfeitamente ao cenário local. Com isso, o trabalho dos profissionais da saúde foi facilitado, além de ser garantida a segurança exigida pelas normas técnicas do Conselho Federal de Medicina”, ressalta.
Para Jeandré, o grande aprendizado foi a implantação da certificação digital sem trazer todos os entraves da tecnologia, que não casam com o ambiente da saúde pública. Na Prefeitura de Vitória, 540 servidores efetivos já dispõem de certificação digital própria armazenada em nuvem. Com isso, não é mais necessária a utilização de tokens físicos para assinar documentos eletronicamente, o que impossibilitava o atendimento caso o profissional da saúde não estivesse com o token em mãos. Agora, a partir de uma senha PIN, o certificado digital é obtido de qualquer dispositivo com acesso à intranet.
Até o final deste ano, o objetivo da prefeitura é levar a tecnologia a 1.800 funcionários. “Nós conseguimos minimizar a necessidade dos usuários de serem treinados para acessar o sistema de certificação, fazendo com que a equipe de TI cuide de todos os detalhes técnicos. Isso agilizou o atendimento”, conclui Jeandré.