BRy é a primeira ACT privada com tecnologia nacional
A BRy Tecnologia, especializada em soluções para certificação digital, obteve na última semana o status de Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT) credenciada à ICP-Brasil, junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A empresa, de Florianópolis (SC), é a primeira organização privada do Brasil a conseguir a habilitação com tecnologia nacional.
A BRy Tecnologia, especializada em soluções para certificação digital, obteve na última semana o status de Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT) credenciada à ICP-Brasil, junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A empresa, de Florianópolis (SC), é a primeira organização privada do Brasil a conseguir a habilitação com tecnologia nacional. As duas primeiras ACTs do país, Caixa Econômica Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), já empregavam tecnologia da BRy.
A medida foi publicada na última semana no Diário Oficial da União (DOU). O processo para obtenção do credenciamento foi iniciado há mais de um ano junto aos órgãos competentes. “Para a BRy, era o marco que faltava para consolidar o domínio completo sobre o ciclo tecnológico do carimbo do tempo, desde o desenvolvimento de soluções ao fornecimento e utilização desse importante insumo”, afirma o diretor técnico da empresa, Jeandré Monteiro Sutil.
Segundo Jeandré, o carimbo do tempo com selo ICP-Brasil tem diferenciais importantes, pois é base para os formatos de assinatura avançados, apontados pela legislação brasileira como padrão de interoperabilidade e preservação documental de longo prazo. Utilizando o padrão brasileiro, usuários contam com regras bem definidas tanto na produção da assinatura quanto em sua verificação. Nas definições do padrão ligadas à longevidade dos documentos assinados, está a exigência por carimbos do tempo emitidos por ACTs afiliadas à ICP-Brasil, para assegurar o sincronismo a uma fonte confiável de tempo.
Além de atuar como ACT, o selo credencia a empresa a prestar serviços de manutenção e suporte a entidades que também queiram se constituir como autoridades de carimbo de tempo ICP Brasil.
Tecnologia de ponta
O Sistema de Carimbo do Tempo (BRy SCT) tem características como a disponibilização do serviço de carimbo do tempo com protocolo HTTP, a facilidade para integração com sistemas de outros fabricantes e a total aderência aos requisitos do Manual de Condutas Técnicas 10 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Outra inovação é o emprego de datação híbrida – integrando datação absoluta e relativa – que reforça a confiabilidade do sistema.
O BRy SCT é sincronizado pelo Servidor de Auditoria e Sincronismo (SAS), também desenvolvido pela BRy e atualmente instalado na AC-Raiz Brasileira. O SAS é o único em sua categoria a verificar os perfis de certificado aprovados pela ICP-Brasil, ou seja, mantém total aderência à legislação brasileira. Os demais equipamentos de sua categoria são importados e não atendem aos requisitos de segurança nacionais, comprometendo confiabilidade dos carimbos emitidos. Em sua terceira geração, o BRy SAS oferece melhorias de usabilidade, como login por meio de certificado digital, a instalação automática da cadeia de certificados e a disponibilização de gráficos e estatísticas das auditorias.