BRy expõe vantagens da certificação digital no SECOP 2014
Por volta de 500 participantes de todo o país são esperados na 42a edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), entre 28 e 30 de maio. O tema principal das discussões será “Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Estratégica de Governo”.
Por volta de 500 participantes de todo o país são esperados na 42a edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), que ocorre em Foz do Iguaçu (PR), entre 28 e 30 de maio. O tema principal das discussões será “Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Estratégica de Governo”. A BRy, especializada em tecnologias para certificação digital, de Florianópolis (SC), confirmou a participação no evento, e vai apresentar duas soluções para a área: BRy Framework e Carimbo do Tempo.
O BRy Framework é um servidor que reúne um conjunto de soluções que se integra aos sistemas do usuário e permite a geração e verificação de assinaturas digitais, a validação de certificados digitais e a aplicação do carimbo do tempo. Entre os diferenciais está a fácil implantação, a rápida configuração e a atualização centralizada. Já o Carimbo do Tempo inclui tecnologias que permitem agregar o fator tempo aos processos e documentos digitais.
No evento, o supervisor de informática do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Frederico Henrique Goldschmidt Neto, vai palestrar sobre os resultados da aplicação das ferramentas de certificação digital da BRy no órgão estadual. Em 2013, o TCE-RS iniciou projeto de processo eletrônico, o e-TCERS, que compreende a movimentação de documentos em formato eletrônico, arquivados em banco de dados corporativo, com identificação única e atestados por meio de certificação digital (padrão ICP-Brasil), com validade jurídica.
A mudança refletiu em ganhos significativos, com na redução de tempo na tramitação de processos, bem como na economia de papel. Com a implantação da tecnologia da BRy, o uso dos certificados emitidos pelo órgão está sendo abandonado, passando a ser aceitos apenas certificados padrão ICP-Brasil. Segundo Frederico, o processo de implantação está na segunda fase, que consiste a entrega de contas de governo e gestão de 33 municípios gaúchos ao TCE-RS. A partir de 2015, o objetivo é que o procedimento seja estendido a todos os municípios do Estado.
Na grade de programação do SECOP 2014, os participantes vão poder debater ainda questões relacionadas à segurança e privacidade de informações, computação em nuvem em governo; mobilidade, redes sociais e a interação com os cidadãos; Big Data e BI – inteligência de negócios em Governo, e redes de banda larga: iniciativas nas esferas Federal, Estaduais e Municipais. Entre os participantes do seminário estarão presentes administradores públicos, dirigentes, autoridades das diferentes esferas de governo e dos diversos poderes, pesquisadores, estudantes e profissionais das entidades estaduais de tecnologia da informação.
:: Saiba mais sobre o palestrante
– Frederico Henrique Goldschmidt Neto – Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do SUL (UFRGS) e especialista em Gestão Pública e Controle Externo pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (TCE-RS). Trabalhou 15 anos no Banco do Brasil, exercendo o cargo de Analista de Sistemas, 5 anos na Universidade de Passo Fundo, exercendo a função de Gerente de Redes. Assumiu o cargo de Auditor Público Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul em 2001, onde atualmente exerce a função de Supervisor de Informática.