Retenção de talentos pauta encontro com profissionais de Recursos Humanos na Acic
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) reuniu na manhã desta terça-feira, dia 25/04, profissionais da área de Recursos Humanos para debater estratégias de engajamento e retenção de talentos, durante o “Café com RHs”. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Acic e com a Associação Empresarial de Tubarão (Acit), foi conduzido por Mariana de Azevedo, mentora de recursos humanos com mais de 15 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos, com o tema “Estratégias de remuneração total para atração, engajamento e retenção de talentos”.
“Quando falamos em remuneração, geralmente vem a nossa mente cargos e salários, mas ações de bem-estar, desenvolvimento, perspectiva de crescimento de carreira, a própria avaliação de desempenho, ações de feedback são temas que agregam dentro da concepção de remuneração total, que vai além da remuneração base, incluindo as variáveis, como bonificações, comissões, premiações, ações de reconhecimento e toda a parte de benefícios”, explica Mariana.
“Hoje, há uma tendência, principalmente na área de tecnologia, de priorizar os benefícios relacionados à flexibilidade, por exemplo. Alguns profissionais aceitando negociar a remuneração base se encontrarem mais flexibilidade, uma jornada de trabalho reduzida ou mais tempo de qualidade”, acrescenta.
O coordenador do Núcleo de Base Tecnológica e diretor do polo da ACATE na Acic, Jhony Alceu Pereira, destaca que o encontro é uma das ações da ACATE com os polos e o objetivo é realizar outros eventos, com o intuito de fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação de Criciúma. “Nossa intenção é promover cada vez mais ações, eventos voltados à tecnologia aplicada à indústria, empreendedorismo, intraempreendedorismo”, aponta.
Conforme Pereira, a aproximação com o polo é importante porque marca um novo cenário do ecossistema de Criciúma. “Sabemos da força do ecossistema de Florianópolis e queremos essa aproximação com os polos mais desenvolvidos para que possamos mostrar o que temos aqui e para que todos os associados possam também participar de outros showcases, em outras regiões, fazendo com que as empresas daqui tenham a possibilidade de expandir seu território”, conclui o coordenador.
Avaliação
O coordenador do Núcleo de Tecnologia da Acit e diretor do polo Acate na região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Vanderlei Alves, também enaltece a importância do tema abordado no evento e da aproximação com a ACATE.
“A ACATE é uma entidade que deu muito certo, é referência no Brasil e está expandindo até para fora do país. Para nós é muito importante ter acesso a essa tecnologia e, principalmente, ter acesso à rede de relacionamentos. E o tema tratado nesse evento é de extrema importância para que possamos atrair talentos, e também precisamos estar preparados para isso. Conseguir e manter a mão de obra é uma das grandes dificuldades do setor”, coloca.
Atuação da ACATE
O diretor executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, também esteve presente no encontro e frisou o papel da associação junto aos polos. “O setor de tecnologia catarinense, diferente de outros estados, possui vários polos regionais, hoje são 10. Nosso objetivo é fortalecer o setor em cada uma das regiões do estado”, observa. “Criciúma é um dos principais polos de tecnologia, se desenvolve, cresce e tem um número significativo de empresas. Criando momentos de encontro entre as pessoas no polo, é possível abordar alguns assuntos que são transversais, como o tema discutido nesse evento”, reforça.
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.
Próximas edições dos eventos nos polos regionais:
- 26/07 – Blusoft + CITI – Blumenau
- 21/09 – ACII – Itajaí
- 23/11 – Softville – Joinville
Fonte: Engeplus