Campanha de 35 anos da ACATE destacou a força do ecossistema catarinense e os valores e propósito da instituição
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) completou 35 anos no dia 1º de abril. Em comemoração, durante o mês foram lançadas diversas ações que destacaram a força do ecossistema catarinense e os valores e propósito que a instituição construiu nesses 35 anos. Todo esse período de crescimento e evolução só foi possível graças ao protagonismo das mais de 1.400 empresas associadas à ACATE e à sinergia com os 10 polos regionais espalhados pelo estado.
A história da ACATE, que começou em 1986, foi compartilhada nas redes sociais com o objetivo de relembrar a trajetória de evolução do ecossistema que começou com 11 empresas e que hoje movimenta grande parte do faturamento do setor de tecnologia em Santa Catarina. Nesses 35 anos, com a criação de seus programas estratégicos e com parcerias entre instituições públicas e privadas, a ACATE deixou de apenas representar e passou a transformar e impulsionar a inovação e a tecnologia em Santa Catarina.
Empreendedores associados que tiveram a ACATE como base de sua história compartilharam suas experiências e a evolução de suas empresas dentro do ecossistema. O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, foi um desses empreendedores que teve a história da sua empresa, a Pixeon, transformada pela associação. Para ele, fazer parte da comunidade ACATE foi essencial para que a empresa ganhasse forma. Já para o fundador e CEO da Ostec Security, Cássio Brodbeck, pertencer à ACATE significa ter a possibilidade de se conectar, trocar experiências e criar negócios com outras pessoas e empresas.
Na busca por representar o significado desses 35 anos, a ACATE lançou um vídeo institucional que trouxe como protagonistas as pessoas e a tecnologia no intuito de destacar os valores da instituição que são: Pertencimento, Colaboração, Confiança, Protagonismo e Excelência. Eles são a base para a ACATE realizar seu propósito que é impulsionar o ecossistema de inovação transformando pessoas e negócios.
E os associados ganharam presentes em forma de benefícios nesse mês de abril. Foram oferecidos 35 dias gratuitos da plataforma Alura; 35% de desconto nos cursos da CoBlue University; Consultorias telefônicas gratuitas pelo Sodexo entre outros.
Esses 35 anos representam apenas o começo de um caminho de inovação e desenvolvimento tecnológico, que ainda tem diversos desafios pela frente. Um deles é a falta de profissionais qualificados para a quantidade de vagas disponíveis nas empresas de tecnologia de Santa Catarina. Para isso, a ACATE pretende ampliar iniciativas como o DEVinHouse, programa de formação de novos desenvolvedores, e construir e apoiar outras ações de formação de profissionais para o setor. A profissionalização de novos talentos é um dos passos da ACATE para continuar impulsionando nos próximos anos o ecossistema de inovação, transformando pessoas e negócios.