Case de bairro planejado inteligente é destaque no Vertical Meeting da ACATE
O case do O case do Granja Marileusa, em Uberlândia (MG), foi o destaque do Vertical Meeting sobre Cidades Inteligentes. Hamilton Avinco, diretor da Vertical IoT da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e responsável pelo setor de Desenvolvimento de Novos Serviços – TIC da Algar Telecom, apresentou como a Algar tem planejado o bairro na cidade mineira para ser referência em smart city. O evento foi realizado na última quinta-feira (06) no Centro de Inovação ACATE – Primavera.
“O Granja Marileusa nasceu com o intuito de ser um destino para se morar, viver, trabalhar, fazer negócios e inovar”, destacou Avinco. O bairro está sendo todo planejado, com programa de gestão de resíduos, rede elétrica e de telecomunicações subterrâneas, sistema fotovoltaico, zonas com wi-fi livre, ciclovias e bicicletários, pontos de ônibus inteligentes, entre outras facilidades para a população. Já reconhecido como micropolo tecnológico, espera-se que ele vire também um destino importante para empresas de TI e serviços.
“Para promover uma Cidade Inteligente, não adianta desenvolver soluções apenas para o cidadão, nem só para o poder público. Elas devem ser pensadas em cadeia, além de ser sustentáveis e monetizadas. A solução não se sustenta sozinha. E se não dá dinheiro, é feita apenas uma vez e depois não é possível replicá-la”, explicou Avinco.
O diretor também comentou o ranking Connected Smart Cities, que traz quatro cidades catarinenses entre as mais inteligentes e conectadas do Brasil. Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Joinville aparecem em 6ª, 27ª, 34ª e 35ª posição, respectivamente. “O fato de a capital catarinense ter aparecido à frente de cidades como Brasília e Campinas mostra o quanto ela realmente respira tecnologia e inovação”, ressaltou. Setores de destaque para Santa Catarina foram Tecnologia e Inovação, Educação, Energia, Empreendedorismo, Economia e Saúde. Todos esses indicadores tiveram cidades catarinenses entre as 10 primeiras colocadas no ranking.
Como iniciativa para Florianópolis ter ainda mais relevância enquanto cidade inteligente, as verticais Conectividade, IoT, Cloud Computing, Energia e Segurança estão prevendo um laboratório de smart cities na rua Vidal Ramos, no Centro. O projeto, que tem o apoio da prefeitura municipal e da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), ainda está em fase inicial.