A Howdy.com, plataforma de gerenciamento e seleção de talentos que conecta empresas norte-americanas com profissionais de tecnologia da América Latina, anunciou nesta terça (22) a aquisição da GeekHunter, startup fundada em Florianópolis em 2015 que atua com recrutamento especializado na contratação talentos para TI. Como resultado, a Geek vai operar como uma subsidiária da Howdy.com, aumentando o número e a qualidade de desenvolvedores de software que o mercado dos EUA podem contratar remotamente na América Latina.
“As empresas que procuram contratar engenheiros qualificados e excepcionais para suas equipes agora têm uma das maiores coleções de talentos para escolher”, disse Jacqueline Samira, CEO e fundadora da Howdy.com. “A América Latina provou ter alguns dos profissionais mais confiáveis e tecnicamente sólidos do mundo”, resume, em comunicado ao mercado. O valor da transação não foi anunciado, mas a expectativa é que, juntas, as empresas somem um faturamento de R$ 175 milhões até 2024.
A aquisição ocorre em um momento em que ambas as empresas têm experimentado uma demanda crescente por habilidades de IA e aprendizado de máquina. A GeekHunter triplicou o faturamento em 2021 e expandiu para o exterior no ano passado, com um modelo de “Tech Recruiter as a Service”, no qual a startup fica responsável por conduzir etapas iniciais dos processos seletivos como: criação de vagas, triagem, abordagem de candidatos e validação de perfil. A receita da empresa foi de R$ 14 milhões em 2022.
Segundo Tomás Ferrari, CEO e cofundador da GeekHunter, o serviço foi criado para atender uma demanda crescente do mercado por profissionais de tecnologia, independentemente do porte das empresas contratantes. Atualmente, a plataforma conta com mais de 13 mil empresas registradas em busca de profissionais.
O acordo prevê que as marcas e equipes executivas das empresas seguem independentes. “O alcance global da Howdy.com oferece mais opções de contratação e dará à nossa equipe mais oportunidades de trabalhar em grandes projetos”, resume Tomás. “Por meio desse movimento estratégico, também ampliamos muito a nossa base de talentos internacionais para os clientes brasileiros, impulsionando a inovação e o crescimento no setor tecnológico”, destaca.