Startups catarinenses são selecionadas para aceleração no programa Mulheres Inovadoras
As startups catarinenses e associadas à ACATE Scienco Biotech, Sensetal e Smart Tour foram selecionadas para a segunda etapa do programa Mulheres Inovadoras, em que serão aceleradas pela iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao final da aceleração, as empresas lideradas por mulheres vão receber um prêmio de R$ 52 mil e terão a oportunidade de concorrer a um investimento de R$ 100 mil para aplicar no negócio.
Ao todo, seis empresas foram selecionadas pela região Sul do Brasil, sendo as três associadas as únicas representantes de Santa Catarina no programa que visa contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional. Por meio da aceleração, a iniciativa oferece capacitação com mentores e palestrantes dos setores público e privado, além de reconhecimento a empresas competitivas e que atuam com tecnologias consideradas prioritárias pelo Mulheres Inovadoras.
Para a empreendedora participante Grupo Temático Mulheres ACATE e da Vertical Agtech, Maria de Lourdes Borba Magalhaes, foi uma honra a seleção da Scienco Biotech em primeiro lugar entre as catarinenses e em segundo na classificação regional. “Entendemos a importância do desenvolvimento feminino como um todo e, principalmente, na região serrana do estado, que precisa desenvolver melhor estes aspectos para melhoria dos índices relativos ao empreendedorismo feminino. Nosso papel é usar este protagonismo para influenciar outras mulheres no mesmo caminho e contribuir para um ambiente mais igualitário”, afirma.
Associada ao Orion Parque, polo regional da ACATE de Lages, a Scienco Biotech atua no segmento de biotecnologia desenvolvendo soluções para pesquisa, diagnóstico e indústria cosmética. Com soluções inovadoras para diagnóstico rápido na pecuária leiteira, a empresa criou um teste rápido inédito no mundo para identificar o leite A2, um leite de melhor digestibilidade, analisando apenas uma gota de leite.
Já a Sensetal, associada à Softville, polo regional de Joinville, participa do programa Jornada Startups e possui uma plataforma digital para a promoção de saúde e autoconhecimento do corpo humano com exercícios físicos personalizados e orientação de fisioterapeutas. O sistema disponível em aplicativo ainda conta com biomarcadores digitais que registram e avaliam a execução dos movimentos de cada exercício.
A Smart Tour é participante da Vertical Smart Cities da ACATE e atua no segmento de turismo 4.0 com a utilização da tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para promover roteiros turísticos inteligentes. A plataforma da empresa conecta o destino e o smartphone do turista, oferecendo conteúdo relevante ao usuário, além de métricas para que gestores públicos do turismo tomem decisões assertivas.
Durante a aceleração no programa Mulheres Inovadoras, as empreendedoras das startups irão receber capacitação com foco na proposta de valor e no modelo de negócios desde a validação até a comercialização. O programa terá atividades até novembro, quando as empresas realizarão a apresentação final à banca avaliadora.
Maria de Lourdes aponta que o programa traz confiança e grandes expectativas para a sua empresa. “O programa conta com estratégias e equipe altamente qualificada, e os primeiros encontros já mostraram que serão meses de muito desenvolvimento para a equipe e para a empresa. Na verdade, o recurso que poderá ser recebido é importante, mas o principal diferencial serão os treinamentos, capacitações, mentorias que tem o papel de amadurecer o projeto e alavancar a empresa.
Mulheres ACATE
Criado em abril de 2018, o grupo Mulheres ACATE tem como propósito fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o nosso ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso.
O Grupo Temático Mulheres ACATE é um movimento colaborativo e conta com a adesão de mais de 100 mulheres que já estão construindo – ou querem construir – o futuro da tecnologia em Santa Catarina. Podem participar regularmente dos encontros periódicos do grupo todas as mulheres empreendedoras, sócias-fundadoras, CEOs, diretoras ou interlideranças de empresas associadas à ACATE.
Para mais informações sobre como participar, acesse aqui.
*Foto: Divulgação/Scienco Biotech
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.