Centro de Inovação de Blumenau sedia OktoberTech, evento que trouxe discussões sobre tecnologia para a cidade
A OktoberTech aconteceu de 5 a 20 de outubro com eventos e trilhas de conhecimento dedicadas não só ao setor de tecnologia, mas também a relação do mercado de tecnologia com outros mercados relevantes para a região, como construção, têxtil e saúde. A programação contou com mais de 80 horas de conteúdo e 40 profissionais de diferentes setores – todos conectados pela tecnologia. Foram mais de mil participantes ao total.
Bruno Tiergarten, presidente da ACATE-BLUSOFT, comenta que a agenda da OktoberTech promove uma visão de como o setor de tecnologia na cidade é diverso e ainda promove discussões que olham para onde o futuro do setor aponta. “Além da promoção de conhecimento entre os profissionais do setor, é muito importante que possamos entender a OktoberTech como um grande palco de discussão sobre o nosso ecossistema, o futuro deste mercado e quais debates precisam ser iniciados”, comenta.
Foram promovidos debates com agentes de desenvolvimento locais e trilhas de conhecimento com protagonistas de outros ecossistemas de Santa Catarina para compartilhamento de experiências. Outros setores também foram envolvidos, com palestras sobre mercados da construção civil, da saúde e têxtil, entre outros. Entre os palestrantes nacionais esteve Edgard Morya, coordenador de pesquisas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.
Para Valdecir Mengarda, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da Prefeitura de Blumenau, a OktoberTech é um evento já consolidado, que mostra o potencial do município como gerador de oportunidades no setor de tecnologia. “A programação deste ano mostra que não só a cidade está preparada para receber e atender a demandas de grandes multinacionais de tecnologia, como também pode, através dos seus empreendedores e do fomento de um ecossistema forte, ser uma exportadora de soluções para o mundo”, comenta.
A OktoberTech contou com o apoio da Prefeitura de Blumenau, Sebrae e Centro de Inovação Blumenau e da ACATE. Os principais patrocinadores foram a AWS e DATI. A Blusoft-Acate é a entidade sem fins lucrativos que concentra as ações do polo de tecnologia de Blumenau e região. São mais de 120 associadas, que possibilitam ações de formação de pessoas e conexão do setor com as demandas de outros segmentos da economia. Mais informações estão em www.blusoft.org.br.
Os Centros de Inovação
Os Centros de Inovação são formados por entidades que buscam promover o empreendedorismo e a inovação, criando e escalando negócios inovadores. Essa rede é constituída por elementos como pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings e muito mais. A estratégia central do movimento é unir forças e direcionar recursos (financeiros e não-financeiros) para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e da nova economia em Santa Catarina, oferecendo uma gama de serviços que auxiliam empreendedores desde o estágio inicial de suas ideias até o momento em que esses estão prontos para enfrentar o mercado, crescer e expandir seus negócios.