Centros de Inovação do estado fortalecem relacionamento em visita institucional
O Deatec, polo regional da ACATE localizado em Chapecó, recebeu no último dia 13 de maio a visita do Diretor do Parque Tecnológico Blumenau, Henrique Carvalho. Na oportunidade, o diretor pode conhecer o espaço físico do Centro de Inovação ACATE/Deatec (CIAD), bem como o modelo de funcionamento da instituição desde que firmou a parceria com a ACATE.
O vice-presidente do Deatec, Márcio Muxfeldt, e o Gerente Executivo, Rafael Miotto, guiaram a visita de Henrique Carvalho. “Para nós, receber a visita de outros polos de inovação é fundamental para estreitar uma aproximação com empresas de todas as regiões do estado. É sempre bom trocar experiências e ampliar as possibilidades de negócios, ter um momento de intercâmbio de boas práticas. Com essa parceria com a ACATE, entendemos a importância de estar em contato com as empresas de todas as regiões do estado, assim cumprimos melhor com o propósito de fomentar tecnologia para o nosso estado”, comenta Muxfeldt.
O Consultor de Inovação e Integração do Centro de Inovação Blumenau, Henrique Carvalho, fala que, como o as atividades do Centro de Inovação da cidade começaram efetivamente em dezembro de 2020, as visitas aos demais Centros e Pólos Técnicos, são de grande valia tanto para ver as iniciativas que estão dando certo, como para ter conhecimento do progresso dos trabalhos realizados pela ACATE. “Tivemos a chance de conhecer outros ecossistemas espalhados pelo estado e de colher informações para agregar no nosso Centro de Inovação. Blumenau junto com Florianópolis e Joinville ocupam lugar de destaque no ecossistema de inovação de Santa Catarina. Estamos entusiasmados em estreitar os laços com a ACATE e ampliar nossos horizontes”, declara.
CIAD
Atualmente, o Centro de Inovação ACATE-Deatec está com 100% dos espaços físicos ocupados, um dos saldos positivos desde que o DEATEC firmou parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia, alavancando o setor na região oeste.
O Oeste catarinense já é responsável por 10% do total de empresas de TI e de 8,1% do faturamento do setor, aponta o Observatório ACATE. A região conta com mais de 1,2 mil empresas, que geram 4,7 mil empregos diretos e uma receita anual de R$ 850 milhões.
Visita ao Centro de Inovação de Florianópolis
Também em maio, uma comitiva do ecossistema da inovação blumenauense formada por representantes da reitora da FURB, Marcia Espindola, Christian Krambeck e Tiago Nicchelletti; Charles Schwanke, da Prefeitura Municipal de Blumenau; Udo Schroeder, gestor do Centro de Inovação de Blumenau; e Cacio Parker, diretor Polo Regional Blusoft esteve em Florianópolis para conhecer os Centros de Inovação ACATE: Downtown, Sapiens e Primavera, este último conectado à Rede Catarinense de Centros de Inovação.
Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.
FAPESC
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, Fapesc, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE está vinculada à Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consoante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.