Chamada de Projetos vai estimular empresas a investir em inovação
Traduzir, desmistificar e disseminar o conceito de inovação junto às micro e pequenas empresas. Para viabilizar esse trabalho foi anunciada oficialmente no início de outubro uma Chamada de Projetos no valor de R$ 48,6 milhões. Este foi o marco principal da primeira reunião de trabalho entre representantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Sebrae para concretizar o acordo assinado pelas duas entidades no dia primeiro de outubro, em São Paulo.
Traduzir, desmistificar e disseminar o conceito de inovação junto às micro e pequenas empresas. Para viabilizar esse trabalho foi anunciada oficialmente no início de outubro uma Chamada de Projetos no valor de R$ 48,6 milhões. Este foi o marco principal da primeira reunião de trabalho entre representantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Sebrae para concretizar o acordo assinado pelas duas entidades no dia primeiro de outubro, em São Paulo.
O encontro foi realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A proposta é financiar 3 mil projetos de inovação e capacitar 18 mil representantes do setor industrial nos próximos três anos. Para isso, será criada uma Rede Nacional de Inovação, presente em todos os estados, com um total de 35 núcleos, sob a orientação de um comitê nacional.
A criação da Rede é considerada uma opção estratégica para disseminar o conceito de uma forma ampla e abrangente. Por isso, os repasses serão feitos apenas para projetos elaborados em conjunto pelas unidades do Sebrae e federações estaduais da indústria e suas entidades, como Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi.
Encontrar uma abordagem adequada foi uma das grandes preocupações demonstradas pelos técnicos, que discutiram estratégias, como promover reuniões e seminários, além de realizar trabalhos de consultoria e assessoria para mostrar aos empresários que inovação não é sinônimo de grandes investimentos e nem se limita a tecnologia.
“A inovação está no centro da competitividade de qualquer empresa. Ao atualizar ou aperfeiçoar produtos e processos, ela incrementa o aprendizado. A gestão de inovação é o centro da estratégia empresarial”, afirma o diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi.
“Quando um empresário muda o modelo de gestão isso já significa inovação. Assim, ele fica mais preparado para identificar gargalos em setores como produção, marketing, vendas ou gerência, por exemplo, e entende que esse conceito perpassa toda a organização. Queremos trabalhar para que a empresa possa competir no mercado e não seja apenas mais uma”, avalia a gerente adjunta da unidade de Atendimento Coletivo e Indústria do Sebrae, Kelly Cristina Sanches.
Site do Sebrae